São Paulo, segunda, 23 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brown leva cem índios para desfilar em Salvador

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

Liderados pelo percussionista Carlinhos Brown, cerca de cem índios pataxós e kiriris foram a sensação do desfile de blocos ontem, no Campo Grande (centro) -principal circuito carnavalesco da folia baiana.
Acostumados às danças tribais, os índios estavam desajeitados diante do ritmo alucinante do Carnaval de Salvador, mas deram um verdadeiro show de participação ao acompanhar a coreografia improvisada por Brown em meio aos músicos da Timbalada.
Brown, timbaleiros, kiriris e pataxós desfilaram no bloco de índios mais famoso da Bahia, o Apaxes do Tororó, vestidos de tanga -espécie de saia de sisal que vai do umbigo até a altura do joelho.
Brown exibia ainda um cocar de sisal e instrumentos de percussão coloridos com desenhos de frutas tropicais desenhados pelo artista plástico Ray Vianna.
Os integrantes do bloco desfilaram por cerca de 3 km até chegar à praça Castro Alves (centro), onde repetiram a coreografia de Brown e dançaram por mais uma hora.

Nero
Após a passagem do Apaxes do Tororó -bloco que abriu o desfile no Campo Grande-, o vocalista da banda Asa de Águia, Durval Lelis, entrou na avenida vestido de Nero (imperador romano) e interpretou, em frente ao camarote das autoridades, sua música de maior sucesso "Xô, Satanás", uma sátira à Igreja Universal do Reino de Deus.
Cerca de 2.500 integrantes do bloco "Os Internacionais" -um dos mais antigos do Carnaval baiano, com 20 anos de fundação- acompanham Lelis gritando o refrão da música e fazendo coreografias.

Grandes trios
Ontem foi o primeiro dia de desfile dos grandes blocos de trio de Salvador -Camaleão, Eva, Cheiro de Amor, Corujas, Papa-Léguas, Traz a Massa, Pinel, Beijo e Ara Ketu.
Os blocos apresentaram alguns dos artistas de maior destaque do Carnaval baiano, como Ivete Sangalo (Banda Eva), Carla Visi (Cheiro de Amor), Ricardo Chaves (Corujas), Netinho (Beijo) e Tatau (Ara Ketu).
Em meio ao desfile do bloco Eva, a cantora Ivete Sangalo proporcionou um momento inusitado na história do Carnaval baiano.
A cantora convidou os cerca de 800 seguranças do bloco a dançar em frente ao palanque oficial, juntamente com os associados do Eva. Os seguranças dançaram por dez minutos, acompanhando a coreografia ditada pela cantora.
Também desfilaram na tarde de ontem as bandas Terra Samba, Companhia do Pagode, Jamil e Uma Noites, Pimenta Nativa e Mel.

Políticos
No palanque oficial do Campo Grande -onde ficam arquibancadas e camarotes-, o prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (PFL), aguardava a chegada do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), do governador da Bahia, Paulo Souto (PFL), do ministro da Fazenda, Pedro Malan, do prefeito de São Paulo, Celso Pitta (PPB), e do presidente do PPB, Paulo Maluf.
A chegada dos políticos estava prevista para as 20h, horário marcado para a apresentação do bloco Tropicália.
Conduzido pelo percussionista Carlinhos Brown e convidados, o bloco presta este ano uma homenagem aos artistas Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.