São Paulo, terça-feira, 23 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Ministro negou desmonte

Tarso vai apresentar reestruturação no MEC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Negando que pretenda desmontar projetos iniciados pelo ex-ministro Cristovam Buarque (PT-DF) no ano passado, Tarso Genro apresentará amanhã a reestruturação que vem fazendo no Ministério da Educação desde que assumiu, no final de janeiro.
Segundo o ministro, as mudanças irão articular programas de inclusão educacional com a melhoria do ensino básico e a reforma universitária. "Vamos reestruturar o MEC. Não se trata de uma política pontual para gerar fatos políticos imediatos", disse.
Na semana passada, Tarso anunciou que vai alterar o programa Brasil Alfabetizado, um dos principais projetos de seu antecessor, com possibilidade de redução do número de alunos para melhorar a eficácia. A medida levou o senador Cristovam Buarque a dizer que estava preocupado com a "mudança de rumo e compromisso" no programa.
Nas alterações do MEC, Tarso deve fundir duas secretarias -a de Inclusão Educacional e a de Erradicação do Analfabetismo. A Semtec (Secretaria de Educação Média e Tecnológica) deve ser desmembrada. O objetivo é criar uma estrutura para cuidar da educação profissional.
O ministro da Educação disse ontem também que "todos os ministros, sem exceção, estão fazendo readequação do Orçamento para utilizar os recursos com a máxima potencialidade".
Com isso, afirmou que não reclamou de falta de verba na semana passada, mas defendeu um novo perfil estratégico de gastos.


Texto Anterior: Dia da água: Sabesp realiza blitze contra desperdício
Próximo Texto: Professores reagem à idéia de terceirização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.