São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

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Pedágio perde efeito e pode ficar mais caro

PEDRO DIAS LEITE
DE LONDRES

A trajetória dos cinco anos de pedágio urbano em Londres revela que houve uma sensível diminuição no número de carros no centro da cidade e uma queda brusca nos congestionamentos logo depois da implementação.
Mas, com o passar dos anos, motivos sem relação direta com o volume de veículos começam a levar os engarrafamentos para níveis de seis anos atrás.
Os números do mais recente relatório sobre o tema, elaborado pela companhia de transportes londrina, mostram que atualmente entram no centro da cidade 21% menos veículos do que antes da cobrança da taxa. O nível de engarrafamento na região caiu 30% há cinco anos, mas agora é só 8% menor do que em 2002.
Em 2006 e 2007, houve um grande aumento do congestionamento na área central, apesar de o fluxo de veículos ter continuado o mesmo. Há vários motivos. Primeiro, maior número de ônibus e obras para melhorar a segurança da região acabaram por diminuir o número de acidentes, mas reduziram também a capacidade das vias. Resultado: mais engarrafamentos, mesmo com menos carros. Segundo, o ambiente melhor para pedestres e bicicletas.

R$ 85 por dia
No entanto, a discussão do momento na cidade não é sobre a cobrança do pedágio, que é vista como positiva pela maioria da população, mas sobre o preço que deve ser pago.
O prefeito, Ken Livingstone, lançou como um dos pilares de sua campanha à reeleição a cobrança de 25 libras (R$ 85) por dia de veículos mais poluentes. Hoje, todos os que entram no centro das 7h às 18 pagam 8 libras por dia (R$ 27). A entrada é livre à noite, em feriados e aos finais de semana.
Entram 150 mil carros por dia na área em que o pedágio é cobrado, dos quais em torno de 30 mil estariam sujeitos ao novo valor de 25 libras.
Um dos principais fatores para o sucesso da medida é a possibilidade de usar o transporte público para substituir o automóvel. Passam na região 11 linhas de metrô que levam o cidadão a praticamente todos os pontos da cidade, além de dezenas de linhas de ônibus. Nos pontos, existem mapas com o trajeto dos ônibus, os prováveis horários e a estimada duração da viagem.


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