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londres
Pedágio perde efeito e pode ficar mais caro
PEDRO DIAS LEITE
DE LONDRES
A trajetória dos cinco
anos de pedágio urbano
em Londres revela que
houve uma sensível diminuição no número de carros no centro da cidade e
uma queda brusca nos
congestionamentos logo
depois da implementação.
Mas, com o passar dos
anos, motivos sem relação
direta com o volume de
veículos começam a levar
os engarrafamentos para
níveis de seis anos atrás.
Os números do mais recente relatório sobre o tema, elaborado pela companhia de transportes londrina, mostram que atualmente entram no centro
da cidade 21% menos veículos do que antes da cobrança da taxa. O nível de
engarrafamento na região
caiu 30% há cinco anos,
mas agora é só 8% menor
do que em 2002.
Em 2006 e 2007, houve
um grande aumento do
congestionamento na área
central, apesar de o fluxo
de veículos ter continuado
o mesmo. Há vários motivos. Primeiro, maior número de ônibus e obras para melhorar a segurança
da região acabaram por diminuir o número de acidentes, mas reduziram
também a capacidade das
vias. Resultado: mais engarrafamentos, mesmo
com menos carros. Segundo, o ambiente melhor para pedestres e bicicletas.
R$ 85 por dia
No entanto, a discussão
do momento na cidade
não é sobre a cobrança do
pedágio, que é vista como
positiva pela maioria da
população, mas sobre o
preço que deve ser pago.
O prefeito, Ken Livingstone, lançou como um dos
pilares de sua campanha à
reeleição a cobrança de 25
libras (R$ 85) por dia de
veículos mais poluentes.
Hoje, todos os que entram
no centro das 7h às 18 pagam 8 libras por dia
(R$ 27). A entrada é livre à
noite, em feriados e aos finais de semana.
Entram 150 mil carros
por dia na área em que o
pedágio é cobrado, dos
quais em torno de 30 mil
estariam sujeitos ao novo
valor de 25 libras.
Um dos principais fatores para o sucesso da medida é a possibilidade de
usar o transporte público
para substituir o automóvel. Passam na região 11 linhas de metrô que levam o
cidadão a praticamente
todos os pontos da cidade,
além de dezenas de linhas
de ônibus. Nos pontos,
existem mapas com o trajeto dos ônibus, os prováveis horários e a estimada
duração da viagem.
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