São Paulo, segunda-feira, 23 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagem do trânsito de SP irá para a internet, diz CET

DA REPORTAGEM LOCAL

Danilo Verpa/Folha Imagem
Central de operações da CET, onde o trânsito em SP é monitorado


As imagens das câmeras de monitoramento do trânsito de São Paulo deverão ser disponibilizadas na internet. A CET diz que a estrutura começará a ser montada no fim deste ano, após a revitalização dos equipamentos. Hoje, há quase 300 câmeras, muitas delas inoperantes.
A criação de um disque-trânsito 24 horas havia sido prometida para a última gestão de José Serra (PSDB)/Gilberto Kassab (DEM) na prefeitura, mas só saiu do papel neste ano, com a criação do telefone 1188.
O serviço gratuito tem recebido média diária de 2.507 telefonemas, um terço para pedir informações (lentidão, rodízio, itinerários) e dois terços para avisar a companhia sobre acidentes e outros pedidos.
A empresa diz que vai aumentar a capacidade de atendimento (que conta hoje com 109 funcionários) em dois meses.
O órgão atribui "eventuais desencontros entre a situação de campo e a informação dos operadores" ao fato de o trânsito ser "muito dinâmico".
Diz que a situação muda, às vezes, do momento em que a consulta é feita pelo motorista até a hora em que ele chega ao local, mas que "está empenhada em agilizar a comunicação".
Segundo a CET, os atendentes do serviço 1188 passaram por treinamento e, nos testes iniciais, "os índices de imprecisão ficaram abaixo de 5%". Diz que, após "um período de ajustes" e cursos de reciclagem, "no momento, as incorreções estão praticamente zeradas".
Em nota, a Vivo disse que a deficiência encontrada no teste feito pela Folha foi "uma falha pontual, já superada". O serviço Vivo Informa não é exclusivo para dados sobre trânsito -fornece "informações gerais", como telefones úteis, horóscopo e meteorologia. (AI e RS)


Texto Anterior: Saiba mais: Tecnologia faz "previsão" de tráfego
Próximo Texto: Moacyr Scliar: Erro fatal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.