São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo pede que vacinação contra gripe vá até amanhã

Previsão era que 3ª etapa da imunização contra o vírus H1N1 terminasse hoje

Recomendação é para que Estados e cidades vacinem também neste sábado; prefeituras e governos podem ou não aceitar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde fez uma recomendação aos Estados e municípios para que os postos de vacinação fiquem abertos amanhã para imunizar a população contra a gripe A (H1N1), a chamada gripe suína.
Os governos estaduais e prefeituras podem aceitar ou não o pedido do ministério. Por isso, a orientação é que o cidadão se informe com as secretarias municipais para saber se o posto de sua cidade estará aberto.
Se isso acontecer, poderão ser vacinados os idosos e os grupos que estavam previstos para a terceira etapa de vacinação, cujo término estava marcado para hoje: gestantes, crianças de seis meses a dois anos, doentes crônicos e a população de 20 a 29 anos.
A recomendação do ministério foi feita após uma pesquisa encomendada pelo governo mostrar que 40% das pessoas que não tomaram a vacina alegaram falta de tempo.
Até as 14h de ontem, 32 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe. Um dos grupos em que a adesão mais preocupa é o das gestantes: 56,6% se vacinaram. Entre as pessoas de 20 a 29 anos, a proporção está em 48,92%. A vacinação entre crianças e profissionais de saúde, atingiu, respectivamente, 90% e 100% do total esperado.

Idosos
No caso dos idosos, só os com doenças crônicas deverão ser vacinados contra o vírus H1N1.
Como o início da vacinação para o vírus tradicional da gripe foi adiada de amanhã para o dia 8 de maio no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, os idosos com doença crônica dessas regiões têm duas opções para se vacinar: tomar a dose contra o vírus H1N1 entre amanhã e 7 de maio e, dos dias 8 a 21 de maio, tomar outra dose contra a gripe comum; ou só procurar um posto de 8 a 21 de maio para tomar as duas vacinas de uma vez, uma em cada braço.
Apenas os idosos recebem imunização para a gripe comum. No Norte e no Sul, a data de vacinação deles está mantida: de amanhã a 7 de maio.


Texto Anterior: Segurança: PM apura ação de soldados na morte de motoboy
Próximo Texto: Prefeitura promete, de novo, mais vagas nas pré-escolas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.