São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 2008

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Cancelamento de vôos tumultua Cumbica

Pelo menos 200 passageiros que embarcariam para Buenos Aires bloquearam a entrada da alfândega na madrugada de ontem

Quatro vôos fretados da Gol foram suspensos na madrugada; companhia alegou que causa foi o mau tempo em Buenos Aires

MARTHA ALVES
RACHEL AÑÓN
DA AGÊNCIA FOLHA

INGRID AGUIAR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O cancelamento de quatro vôos fretados da Gol com destino a Buenos Aires provocou um tumulto no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), na madrugada de ontem.
Segundo a companhia aérea e a Infraero, os vôos foram cancelados devido ao mau tempo em Buenos Aires. Queixando-se de falta de informações, ao menos 200 passageiros, em protesto, bloquearam a entrada da alfândega por volta das 3h.
Um grupo chegou a registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
As principais reclamações foram por falta de informações por parte da Gol e das operadoras de turismo. "Eles não falam nada sobre o dia perdido", disse o fisioterapeuta Luís Henrique Vieira, 32, que foi à polícia.
Ele afirmou ter comprado pacote da Fênix Operadora Turística. Passageiro de um dos vôos fretados também pela Fênix, o médico Francisco Raucci, 54, completou: "Ninguém dava informações. Mandaram a gente para o hotel esperar", diz.
A assessoria dos Aeroportos da Argentina afirmou que foi a névoa que fez com que o aeroporto de Ezeiza tivesse que operar em categoria 1 (com restrições) das 23h25 de quarta até as 4h de ontem. Nessas condições, de pouca visibilidade, certos aviões, que não têm os instrumentos necessários, não podem pousar no aeroporto.
De madrugada, após duas horas de espera no interior das aeronaves, que tinham partidas marcadas entre 23h20 e 24h, os 616 passageiros foram instruídos a voltar para a sala de embarque. Avisados de que os pilotos das aeronaves não estavam autorizados a pousar, foram encaminhados a hotéis.
Os passageiros embarcaram ontem, em vôos que partiram às 12h e às 15h30. No check-in, muitos temiam novos cancelamentos. Outros reclamavam do cansaço e da perda de um dia: "Só cheguei ao quarto do hotel às 5h e não consegui dormir porque não sabia quando ia viajar. A Gol só nos informou do novo horário às 7h", disse a comerciante Mirtes Watanabe.
A Anac irá investigar se os cancelamentos foram provocados pelo mau tempo, como diz a Gol. Mas, em caso de negligência, a Gol poderá ser multada. Mas isso não impede que os passageiros entrem na justiça. Pela lei, se o vôo for cancelado ou atrasar quatro horas ou mais, o passageiro tem direito a assistência e reembolso.


Colaborou a Sucursal de Brasília


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