São Paulo, domingo, 23 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANUZA LEÃO

Rebeldia, ainda que tardia

Eu tenho um amigo muito legal. É casado, tem uma filhinha de três anos, não fuma, não bebe e não se droga; como é jornalista, começa a trabalhar às 2h da tarde e só chega em casa depois das 11h.
Outro dia liguei para ele às 11h30 -da noite, claro- e ouvi a risada de uma criança. Perguntei se era a filha que estava acordada, e ele respondeu -com a maior naturalidade- que sim. Espantada, perguntei se não era um pouco tarde, e ele disse, com a mesmíssima naturalidade, que ela dorme todos os dias entre a 1h e a 1h30 da manhã. Mas acorda a que horas? Ao meio-dia; como o colégio começa à 1h30 da tarde, é o tempo de tomar banho, se vestir, comer e ir.
Meu lado careta ficou chocado, claro, mas ele engatou uma segunda e explicou que esse horário, para eles, é ideal; se não fosse assim, ele mal veria a filha.
Lembrei que meus filhos iam para a cama às oito da noite e acordavam às sete. E fiquei pensando: na verdade, quem estipulou que criança tem de dormir cedo e acordar cedo? Quem inventou que se almoça à 1h da tarde e se janta às 8h30? Quem decidiu que legumes fazem mais bem à saúde do que chocolate e que uma fatia de rosbife com uma folha de alface e tomate, se comidos com garfo e faca, tudo bem, mas, se a mesma fatia de rosbife for colocada dentro do pão com a mesma alface e o mesmo tomate vira sanduíche, e não se pode viver de sanduíche?
Bebida é droga, dizem, mas os médicos -sobretudo os franceses- aconselham dois copos de vinho por dia, pois faz bem às coronárias. Há quem diga que açúcar é energia, mas, para alguns, é puro veneno, e fazer cooper, que há 15 anos era quase obrigatório, agora é desaconselhado. Estou esperando a hora em que vão dizer que cigarro faz bem à saúde.
Fiquei pensando que a menina que acorda ao meio-dia não respira o ar da manhã. E continuo pensando: mas quem disse que o ar da manhã é melhor do que o ar da noite, quando o orvalho umedece as folhas, os jasmins perfumam o ar, a terra tem cheiro e os sapos e grilos fazem sua festa? E há coisa melhor do que deitar na grama, à noite, e ficar olhando as estrelas? Quem dorme às 8h nunca vai saber o que é isso.
À grande maioria das pessoas não foi dada a liberdade de pensar, mas só de seguir o estabelecido. Ficou combinado que espinafre é bom para a saúde? Então, vamos lá. Ficou combinado que fritura faz mal? Então, peixe só cozido na água e sal, com legumes idem. Ah, mas assim fica difícil.
Passei anos indo à praia às 10h da manhã e ficando até as 3h da tarde -num tempo em que não existia protetor solar. A cada verão, o nariz descascava e a pele caía três, quatro, cinco vezes -e tudo bem. Agora, sol é veneno -vai entender.
OK, as coisas evoluem e é preciso acompanhar as mudanças. Mas é essencial, é fundamental, que cada um escolha a sua maneira pessoal de viver. A vida está passando e talvez você nunca tenha tido a coragem de ter certos prazeres porque nunca ouviu falar que tinha o direito de tê-los -e nem que eles existiam.
Você já tomou banho de mar à noite? Eu já, e você não sabe o que é. Tenho um amigo que sempre leva no porta-luvas do carro um calção de banho. Numa noite dessas, ele saía de um jantar elegante às 2h da manhã quando passou pelo Arpoador -uma praia linda do Rio; a noite era de lua e o mar estava transparente. Ele se trocou dentro do carro, entrou no mar, ficou horas nadando no meio dos peixinhos e me contou que foi um momento inesquecível de sua vida. Que maravilha.
Uma de minhas bisavós era índia -não de pena na cabeça, mas índia- e, quando começava a chover -sobretudo quando era aquela chuva grossa, tempestade mesmo-, ela largava o que estava fazendo, saía de casa e ficava na rua durante uns dez minutos no bem-bom, só se molhando.
Ainda não cheguei a essa perfeição, mas, quando a chuva me pega desprevenida, não corro procurando uma marquise ou um táxi; continuo andando, bem devagar, tendo o prazer de sentir o rosto molhado e os cabelos se encharcando a ponto de, quando chego em casa, precisar torcer e enrolar numa toalha.
E tem mais: quem faz isso desde pequena não pega gripe.
Ah, a vida tem coisas muito boas.

E-mail - danuza.leao@uol.com.br



Texto Anterior: Governos do PSDB divergem sobre verba
Próximo Texto: Há 50 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.