São Paulo, quinta-feira, 23 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMAs passarão a dar plantões aos domingos

TAI NALON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Todas as 115 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) de São Paulo passarão a funcionar aos domingos, a partir do dia 26, em esquema de plantão, das 7h às 19h. A medida tem como objetivo, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, dar conta do aumento de pessoas que buscam o serviço desde o boom da gripe suína no país.
A Folha visitou quatro AMAs em que a procura por atendimento aumentou em razão da gripe -duas na região central (Boracea e Sé) e duas na zona sul (Capão Redondo e Jardim São Luiz).
Em todas, foram observadas salas de espera cheias e pouco arejadas, onde doentes comuns conviviam com pessoas com suspeita de gripe suína -todos sem máscaras.
Na AMA da Sé, ao meio-dia, 300 senhas já haviam sido distribuídas para pessoas com todo tipo de sintoma, mas apenas dois clínicos atendiam. Lá, máscaras eram distribuídas apenas aos funcionários.

Espera
De acordo com supervisores da AMA Boracea, a espera por atendimento tem sido de pelo menos três horas para qualquer tipo de sintoma.
Nas AMAs Capão Redondo e Jardim São Luiz a situação é parecida. A coordenação da unidade Jardim São Luiz, porém, disse que a demora no atendimento é comum nesta época do ano.
Segundo a secretaria, o aumento da procura devido à nova gripe é normal e esperado, já que é orientação das autoridades que casos suspeitos sem gravidade recorram às AMAs.
"Justamente devido à baixa gravidade desses casos, não é necessário isolar pacientes", afirmou Edjane Torreão, coordenadora de atenção básica da secretaria.


Veja a relação das AMAs
www.folha.com.br/0920310



Texto Anterior: 3 Estados já discutem adiar volta às aulas
Próximo Texto: Brasil denuncia Reino Unido por lixo tóxico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.