São Paulo, quinta, 23 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detran do Rio deve suspender 6.208 motoristas

free-lance para a Folha

O Detran do Rio informou que 6.208 motoristas do Estado poderão ter suas carteiras de habilitação apreendidas por um ano por terem cometido infrações que totalizam uma pontuação acima do limite permitido (20 pontos), de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Esses motoristas deverão ser notificados dentro de um mês e terão 30 dias de prazo para recorrer da apreensão de suas carteiras.
A partir da notificação, será aberto um processo administrativo para cada caso, no qual os infratores serão chamados para apresentar a carteira de habilitação e verificar se houve alguma multa anulada por meio de recurso ganho na Justiça.
Se o motorista tiver ultrapassado os 20 pontos, mas uma das multas que contabilizam a pontuação tiver sido retirada, o total de pontos muda, e o infrator não perde a carteira.
Mas, se a contagem permanecer a mesma, o motorista fica um ano sem dirigir e ainda tem que se submeter a uma reavaliação, a partir da qual é decidido se é necessário realizar uma nova prova prática de direção. Além disso, todos terão de frequentar a escolinha do Detran, no setor de Educação de Trânsito.
O novo Código de Trânsito entrou em vigor no final de janeiro e fez o número de infrações no Rio diminuir cerca de 20%, segundo o Detran.
A contagem de pontos já feita se refere a penalidades aplicadas de 22 de maio -data da regulamentação das multas do código- até 21 de julho. Entre 1 de janeiro e 2 de julho foram aplicadas 429.214 multas no Estado, num total de R$ 51 milhões, que ainda não foram completamente recolhidos.
O recordista em infrações no Estado é o proprietário de um automóvel de Niterói, cujo veículo chegou a contabilizar 295 pontos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.