São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE

Fábrica produzia edredons na zona leste de São Paulo; vizinhos deixaram moradias às pressas durante a madrugada

Fogo destrói indústria e interdita casas

DO "AGORA"

Um incêndio destruiu ontem de madrugada a indústria têxtil Sultan, na Penha (zona leste de São Paulo), e forçou os moradores das casas vizinhas a deixarem os imóveis às pressas, com a roupa do corpo, de madrugada.
O fogo começou após a explosão de uma das máquinas da fábrica, que produz edredons. "A máquina que faz a fibra do polyester, que é o recheio do edredon, de fácil combustão, explodiu. Os funcionários saíram correndo", disse a diretora de marketing da empresa, Marcia Regina. Depois da correria, houve uma segunda explosão.
Moradores de sete casas da região tiveram que deixar os seus imóveis. Três casas chegaram a ser atingidas pelas chamas. Apesar do susto, não houve feridos.
"Eu estava dormindo. De repente, ouvi o barulho da explosão. Minha reação imediata foi sair correndo de casa", afirmou Airton Melo, 54, operador da bolsa de valores, que vive numa casa encostada ao muro da fábrica.
Foi também o que fez a artista plástica Mary Rizzaro, 38. "Foram duas explosões. Peguei meu filho [um bebê] e deixei a casa correndo", disse. Ela agradeceu aos funcionários da fábrica, que ainda conseguiram retirar os botijão de gás que alimentavam a máquina produtora de fibra de polyester.
O incêndio começou às 2h20 e mobilizou 25 carros do Corpo de Bombeiros. Segundo o major Navarro, o fogo foi controlado por volta das 6h. "Havia resinas e fibras sintéticas no local. Isso dificultou bastante o trabalho."
Moradores de duas das três casas atingidas pelo fogo não puderam voltar para os imóveis devido ao calor e ao cheiro forte de produtos químicos queimados. A empresa prometeu arcar com a estadia das famílias em um hotel.
A Sultan já tinha planos de transferir as suas atividades para Itaquaquecetuba (Grande SP).


Texto Anterior: Há 50 anos: Militares exigem apuração de crime
Próximo Texto: Panorâmica - Barretos: Festa do Peão recebe 145 mil em 3 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.