São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

Teste rastreia inflamação nas artérias

DA REPORTAGEM LOCAL

A Sociedade Brasileira de Cardiologia incorporou às suas diretrizes, há três anos, o teste da proteína C-reativa ultra-sensível -exame que rastreia uma proteína marcadora da inflamação nas artérias.
Para Andreia Loures-Vale, diretora de comunicação da sociedade, esse é o primeiro resultado prático das pesquisas de Libby conduzidas nos últimos 20 anos. "Esse tipo de pesquisa não é novo, mas agora é colocado para o público, porque existe algo mensurável."
Mas o teste não será incorporado à rede pública porque, diz ela, só é útil em alguns casos e o governo tem de priorizar medidas que atinjam o maior número de pessoas. Deve ser aplicado no paciente de "risco médio", aquele que, para a Sociedade Brasileira de Cardiologia, tem colesterol alterado e a presença de mais de um fator de risco, como hipertensão e histórico familiar.
A pesquisa contribuiu para a teoria de uma das formas de aterosclerose, a das placas moles de gordura, que têm uma capa muito fina -é o tipo associado a eventos como derrame e infarto. Quando as placas são moles, em 50% dos casos esses dois eventos são fatais.
A inflamação, diz, facilita o rompimento das placas moles e então começa o processo que leva a interrupção do fluxo de sangue: a gordura vai para a corrente sangüínea, as plaquetas reagem e formam um coágulo, que bloqueia a artéria.
Segundo a médica, a inflamação pode ter como origem infecções na garganta ou no estômago, que levam a pequenas inflamações em várias partes do organismo. Algumas pessoas têm a resposta inflamatória nas artérias em razão de uma predisposição genética.
As estatinas, utilizadas para baixar o colesterol ruim, são as drogas estudadas hoje. (FL)


Texto Anterior: Aos 57, médico corre diariamente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.