São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passarinho é suspeito de causar falta de luz nos Jardins

MARIANA TAMARI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um passarinho foi a provável causa, na manhã de ontem, de uma queda de energia nos Jardins, bairro nobre na zona sul de São Paulo. O "suspeito" foi encontrado carbonizado perto de um transformador na rua Bela Cintra com alameda Tietê.
As ruas Haddock Lobo, Oscar Freire, Bela Cintra, Padre João Manoel e Augusta e a alameda Lorena ficaram sem luz por 45 minutos, das 10h12 às 10h57.
Segundo a AES Eletropaulo, é difícil determinar, com segurança, que o animal seja a causa do curto-circuito que ativou a trava de segurança do transformador, interrompendo a energia. Ele estava tão carbonizado que foi impossível identificar sua espécie ou seu tamanho real, informou a assessoria de imprensa da distribuidora.
A empresa explicou que, em caso de curto, a trava é automaticamente acionada, desligando os transformadores -responsáveis por reduzir a tensão, de 13,8 mil volts nos cabos para 110 ou 220 volts, da energia transmitida para as casas.

Portas fechadas
A falta de luz causou problemas aos comerciantes da região. Patrícia Birman, gerente da loja de sapatos Arezzo da rua Oscar Freire, disse que só pôde dar início às atividades do dia às 11h15. Normalmente, o estabelecimento abre às 10h.
Ela afirma ter havido prejuízos. "O movimento pela manhã é geralmente fraco. Mas, com o lançamento da coleção de verão, temos clientes vindo à loja durante todo o dia." Segundo a gerente, as lojas vizinhas também estavam fechadas.
Como a Oscar Freire está passando por um projeto de remodelação, Birman achou que a falta de energia estivesse relacionada às obras. "Nunca imaginei que um passarinho pudesse causar tanto estrago."
O bistrô e patisserie Le Vin, na alameda Tietê, também atendeu menos clientes. "Nosso café da manhã é de giro rápido. As pessoas entram e pedem um café com leite, um croissant. Sem a possibilidade de servir café ou chá, o movimento foi bem menor", contou o maître Valdomiro da Silva Soares.


Texto Anterior: Urupema, em Santa Catarina, registra -6C, o menor índice do ano no país
Próximo Texto: Câmara pode votar hoje projeto que proíbe outdoors
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.