UOL


São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

CLIMA

Previsão é temperaturas mais altas e chuvas 30% abaixo da média histórica na estação, que começa hoje

Primavera chega mais quente e mais seca

DO "AGORA"

A primavera começa hoje, mas a tão esperada chuva, que normalmente chega com a estação, deve demorar mais para ocorrer. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a primavera deve ser mais seca do que o tradicional, trazendo apenas chuvas isoladas aos paulistas.
Na previsão do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as chuvas da primavera devem ficar 30% abaixo da média histórica da estação -com precipitação entre 123 mm e 200 mm.
Os índices estão em queda -abaixo da média histórica- desde 2000. Chegariam neste ano, pela previsão, ao nível mais baixo. Se isso se confirmar, um racionamento de água deve ser anunciado, já que algumas represas operam em situação crítica.
Na contramão da estiagem, está a temperatura. A previsão é que ela supere as médias históricas, que costumam ficar entre 19C e 21C. De acordo com o Inmet, ontem, o último dia do inverno, foi o dia mais quente da estação neste ano -31,5C.
As altas temperaturas tendem a agravar o cenário de abastecimento, pois, normalmente, geram aumento de consumo de água -o que, aliado à estiagem, levou as represas a situação atual.

Qualidade do ar
Devido à alta concentração de ozônio no ar, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) decretou ontem estado de atenção em quatro regiões de São Paulo: Santana (zona norte), Ibirapuera e Santo Amaro (zona sul) e Santo André-Capuava (Grande SP), onde a qualidade do ar foi considerada má.
Amanhã à noite, para anunciar a chegada da primavera, a avenida Paulista vai receber uma decoração especial, com vasos de flores fixados em postes de iluminação. A iniciativa é do movimento Paulista Viva.


Texto Anterior: Mortes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.