São Paulo, quarta-feira, 23 de setembro de 2009

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Leitora reclama que CPTM retirou trem de circulação

DA REDAÇÃO

Maísa de Oliveira, moradora de Socorro, na zona sul de São Paulo, reclama dos serviços prestados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Segundo a leitora, a empresa retirou de circulação um dos trens que fazia um percurso diferenciado dentro da linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú). O percurso especial ligava a estação Socorro a Pinheiros.
"Há dias a composição que costumava passar por volta das 7h25 não aparece. Não era muito, mas já ajudava a diminuir um pouco a superlotação. Além disso, os intervalos entre os trens voltou a aumentar", ela afirma.
Maísa ainda se queixa de que os usuários não são bem tratados e que a circulação dos trens é frequentemente interrompida em razão de panes. "O serviço prestado pela CPTM nada tem dos trens vazios e passageiros satisfeitos dos comerciais de TV."

Resposta: A CPTM disse que o esquema especial da linha 9-esmeralda está sujeito a alterações, se houver problemas nos equipamentos, por exemplo. Segundo a empresa, o intervalo nos horários de pico foi reduzido para até quatro minutos.



Leitor: João Alexandre Cardoso
Empresa: Samcil
Queixa: Cardoso diz que a esposa tentou, por diversas vezes desde junho, agendar uma consulta, mas não obteve resposta. Por telefone, ele registrou três reclamações, mas também não foi atendido, segundo ele.

Resposta: A Samcil Planos de Saúde diz que o pedido foi atendido e que concedeu ao leitor reembolso total da consulta em 16 de setembro.



Leitor: Mauricio Eppinghaus Barbalho
Empresa: American Airlines
Queixa: O leitor conta que teve uma mala danificada em voo de Chicago para Miami, mas, no balcão, recebeu a informação de que a empresa não se responsabiliza pela bagagem transportada -serviço que foi cobrado, diz.

Resposta: A companhia diz que foi informada do caso por meio da agência de viagem e que já entrou em contato com o passageiro.



Leitor: Cid Clay Borel Santos
Empresa: Sabesp
Queixa: O leitor diz que a empresa cancelou o contrato de débito automático da conta de maio sem seu conhecimento e que, por isso, o pagamento foi atrasado. Além disso, relata, houve duas cobranças em julho.

Resposta: A Sabesp diz foi notificada pelo banco sobre o cancelamento do débito e que as contas cobradas em julho são de meses diferentes.



Leitor: Nelson Roberto Pires
Empresa: CET
Queixa: "A sinalização feita na r. Monte Pascal, acesso pte. da Anhanguera, está malfeita. A rua tem duas faixas, mas o acesso à ponte, limitado pelas faixas, obriga que os carros fiquem em só uma faixa."

Resposta: A CET diz que monitora o comportamento do trânsito nesse acesso, visando garantir condições de segurança aos usuários.


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