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URBANIDADE
Aprendiz de urbanista
GILBERTO DIMENSTEIN
COLUNISTA DA FOLHA
O administrador de
empresas Guilherme Almeida Prado está convencido de
que a feiúra de São Paulo também é um problema educacional
-e de que beleza se aprende na
escola.
Desde pequeno, imagina ele, o
paulistano convive com a poluição visual e acaba acreditando
que a cidade sempre será desse
jeito, irremediavelmente feia. "O
paulistano não é preocupado
com a estética", opina.
Tentou montar uma entidade
que reunisse práticas inovadoras
de revitalização das cidades para repassá-las às associações de
bairro. Fracassou. Não conseguiu dinheiro nem atraiu a
atenção das associações. Lembrou-se, então, de que nunca estudou urbanismo na escola e decidiu partir agora para uma nova tentativa com o intuito de
melhorar o visual da cidade.
Uniu-se à artista plástica Beth
Kok e lançou um concurso intitulado A Cidade Ideal, a ser realizado durante todo o próximo
ano. A idéia é estimular estudantes do ensino fundamental e
médio a se tornarem aprendizes
de urbanista.
Cada escola deverá escolher,
nas suas redondezas, uma área
degradada. Auxiliados em sala
de aula pelos professores, os alunos devem apresentar um projeto de revitalização daquele espaço degradado.
Educar o olhar das crianças e
adolescentes atraiu vários parceiros. Para os professores ajudarem seus alunos, será oferecido
um material didático preparado
com a ajuda das secretarias Municipal e Estadual de Educação,
da Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da USP, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Unesco. Existe um critério
essencial para o projeto ser selecionado: simplicidade. "Não
adianta imaginar um projeto
em que o governo tenha de investir milhões. Deve também ser
de fácil replicação", explica o administrador de empresas.
A novidade não é apenas o estímulo escolar para o estudo das
cidades, entronizado na grade
curricular, fazendo do estudante
um misto de urbanista com
agente comunitário -a cidade
aparece assim como um eixo
transversal para o estudo das
matérias tradicionais, tirando o
aluno de sala de aula.
Novidade mesmo é que os vencedores receberão dinheiro para
que façam a implantação do
projeto, coordenado por seus
próprios autores.
E-mail -
gdimen@uol.com.br
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