UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

ALTO E BOM SOM

No Rio, órgão será reconstruído por artesãos franceses

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O secular órgão da igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé (centro do Rio) será reconstruído por artesãos franceses. A igreja já foi usada pela família real portuguesa.
A Samas (Sociedade de Amigos da Antiga Sé) quer fazer concertos mensais na igreja e tornar o anexo do prédio um centro de estudo musical. O órgão teria sido construído no século 18, em Portugal ou Espanha. Não há registro preciso da data de chegada ao Brasil do instrumento, hoje em pedaços.
O organista (restaurador de órgãos) francês Daniel Birouste, 47, estudará por três meses a resistência do solo e a arquitetura do local para traçar o reparo, que deve levar dois anos. "A acústica da igreja é perfeita."
Restauros desse porte, diz ele, custariam 600 mil (cerca de R$ 2 milhões) na França, "mas não sabemos quanto poderá ser restaurado".


Texto Anterior: Contrapropaganda: Cigarro terá foto de feto e rato morto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.