São Paulo, sábado, 23 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

por aí

Moradores da Mooca querem nome do time Juventus em estação de trem

"O Moleque Travesso é que acabou fazendo com que o bairro fosse conhecido", diz Crescenza Giannoccaro de Souza Neves -mais conhecida como dona Zina, 67- referindo-se ao Juventus, da Mooca.
Ela, que preside a AmoaMooca (Associação dos Moradores e Amigos da Mooca), é uma das grandes entusiastas da ideia de incluir o nome do Juventus na denominação da estação Mooca da CPTM, que passaria a se chamar estação Juventus-Mooca.
Júlio César Olivieri, superintendente da distrital Mooca da Associação Comercial de São Paulo, concorda com dona Zina. "Acho que o Juventus é o marco da Mooca."
Para o diretor de patrimônio do Juventus, Rene Castropil, a mudança seria uma homenagem justificável, uma vez que outros times já tiveram seus nome incluídos.
Ele se refere às estações Portuguesa-Tietê, Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda e Santos-Imigrantes, que tiveram nomes de times adicionados à denominação original.
O deputado Fernando Capez (PSDB) fez uma indicação formal de mudança da denominação em 2009, para o então governador José Serra, outro mooquense.
"Quem pode conceber o futebol paulistano sem o Moleque Travesso", diz o deputado, falando sobre as razões para a proposta.
Outro motivo, segundo ele, é que a nova denominação ajuda "na localização e na identificação dos usuários de trem", pelo fato de a estação estar próxima à rua Javari, onde fica o estádio.
A Secretaria de Estado dos Transportes se manifestou no início do ano sobre a proposta, que ainda aguarda parecer do governo. O órgão afirmou não ver impedimentos, citou a importância do time para o bairro e mencionou clubes que tiveram nomes incluídos em estações.
O deputado também fez um projeto de lei para mudar o nome da estação Vila Prudente do metrô para Vila Prudente-Juventus.
Esta proposta, no entanto, teve adesão menor e não foi bem aceita entre os moradores da Vila Prudente; também teria aprovação mais difícil, segundo Capez, por se tratar de uma estação de metrô. Por isso, foi retirada.
Também existe outro projeto de lei, este do deputado Ricardo Montoro (PSDB), em tramitação. Ele propõe a mudança de denominação do nome da estação Bresser-Mooca do metrô para Bresser-Juventus. O projeto ainda não recebeu parecer.
Agora, a Secretaria de Estado dos Transportes diz que CPTM e Metrô "executarão a determinação quando publicada no Diário Oficial". Declara ainda que, "como aconteceu com outras estações, as empresas reconhecem justa a homenagem ao tradicional clube Juventus".

"O Moleque Travesso [Juventus] é que acabou fazendo com que o bairro fosse conhecido"
CRESCENZA GIANNOCCARO DE SOUZA NEVES
presidente da AmoaMooca (Associação dos Moradores e Amigos da Mooca) Acho que o Juventus é o marco da Mooca

"Acho que o Juventus é o marco da Mooca"
RENE CASTROPIL
Diretor de patrimônio do Juventus


ZONA SUL

Vila Nova Conceição tem maratona de diagnósticos hoje

DE SÃO PAULO - A Vila Nova Conceição recebe hoje uma maratona de saúde, com exames preventivos e palestras, além de orientação sobre animais domésticos e zoonoses.
Na 9ª Ação de Saúde, professores e alunos da FMU farão avaliação da pressão arterial, orientação sobre prevenção do câncer de mama, exame de diabetes e colesterol, teste de audição e cuidados com a voz.
Quem tiver algum problema de saúde detectado será orientado a procurar especialistas.
A instituição espera cerca de 5.000 visitantes, entre as 9h e as 17h, na avenida Santo Amaro, 1.239.
Para ajudar na escolha profissional, haverá ainda orientação vocacional e testes.
As crianças poderão participar de oficinas de arte.

AMBIENTE

Site indica depósito mais próximo para o lixo eletrônico

DE SÃO PAULO - O projeto "E-Lixo Maps" é um banco de dados virtual que indica a localização de depósitos de lixo eletrônico -como pilhas, baterias e celulares- na cidade. O usuário informa o CEP do endereço onde mora e o tipo de lixo que precisa descartar. Por meio de um banco de dados associado ao Google Maps, o site (e-lixo.org/index.php) mostra onde estão os postos de reciclagem mais próximos.

NÃO É POR AÍ
LIXO IRREGULAR NA LIBERDADE

"O que parece é que ficou convencionado que todo mundo que mora a até duas quadras daqui vem jogar lixo nessa calçada", resume a situação Ludgero Pereira, 42.
Ele mora na rua Taguá, na Liberdade, bem em frente a um muro onde "desde sempre" existe um ponto viciado de descarte de lixo.
E nem é de entulho só. A maior parte é lixo doméstico mesmo. Moradores culpam, em parte, os cortiços da rua. "São pessoas carentes, em casas superpopulosas, mas também existe falta de educação", diz Pereira
Ele também atribui parte da culpa à faculdade FMU, dona do terreno, que, segundo ele, não zela pela calçada.
Moradores afirmam que o lixo fica acumulado mesmo com o recolhimento constante feito pela prefeitura.
A administração afirma que a coleta de lixo na rua Taguá é feita diariamente e que, a cada três dias, o entulho descartado de forma irregular também é retirado.
A FMU diz que atua na limpeza do passeio do terreno e coleta o lixo depositado.

SE ESSA RUA FOSSE MINHA

Rua Maranhão, na região central

"Aumentaria a segurança e forçaria os moradores a coletar as fezes de cachorros"
JOANA BRANDINI, 31, há dez anos no bairro

"Mudaria a educação dos moradores, que não catam fezes dos cães, e melhoraria a coleta de lixo"
ADRIANA BAUSELLS, 40, chef, 12 anos lá

"Não mudaria nada. A vizinhança é boa, os serviços, ótimos, não tem engarrafamento"
ANTONINA CORDIOLI, 83, aposentada

BICHOS

Projeto na USP ajuda cão obeso a emagrecer

Cachorros cada vez mais comilões, mais sedentários e... mais gordos. O "mérito", é claro, é todo dos donos.
"Cães não abrem a geladeira e não vão ao supermercado comprar guloseimas", diz Denise Schwartz, professora da Faculdade de Veterinária e Zootecnia da USP.
Denise coordena um projeto que estuda alterações cardíacas num grupo de cães obesos. Os donos são orientados a estimular a atividade física e promover reeducação alimentar. Uma marca ajuda com a ração diet.
Em dois meses, a golden Teka, 4, perdeu cinco dos 58 kg que tinha -o peso ideal da raça é de cerca de 30 kg.
"Ela não queria brincar. Fiquei preocupada", conta a dona Terezinha Embden.
Donos de cães obesos que não se enquadram no perfil da pesquisa também são orientados pela equipe do Hospital Veterinário da USP.

Por ALESSANDRA BALLES, com VANESSA CORREA, ADRIANO BRITO, CRISTINA MORENO DE CASTRO E CLARISSA FALBO


Texto Anterior: Foco: Prefeito de Jaboticabal terá de pagar R$ 30 mil a Luana Piovani
Próximo Texto: Municipal recebe de volta vitrais restaurados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.