UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Comida contaminada causa hepatite

JULIO ABRAMCZYK

A comida levou a culpa, mas o erro foi de quem preparou a refeição: não lavou as mãos antes. Há cerca de 30 dias, em Pittsburg, no Estado da Pensilvânia, EUA, surgiu uma epidemia de hepatite do tipo A. Mais de 500 pessoas tiveram a doença, que resultou em três mortes. As demais pessoas que consumiram comida mexicana de uma rede de fast-food da cidade receberam injeções de gamaglobulina ou foram vacinadas.
O período de incubação da doença é de 28 dias, em média, com seu desencadeamento (febre, náuseas, perda de apetite, urina escura e pele e olhos amarelados) variando de 15 a 50 dias. Uma das formas de disseminação do vírus da hepatite A é através do consumo de alimentos manipulados por um portador que não tomou o cuidado de lavar bem as mãos antes de preparar a refeição.
No caso da rede Chi-Chi's, 11 empregados do restaurante foram diagnosticados com hepatite A. Segundo os médicos do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis), dos Estados Unidos, existe a possibilidade de o surto epidêmico estar relacionado a cebolas verdes contaminadas importadas do México e usadas nos alimentos.
Por isso o CDC destaca que se deve lavar bem as mãos -com sabão e água corrente- principalmente após usar o banheiro; antes de comer; antes e depois de mexer em alimentos crus, aves e peixes; após carregar lixo. E, ainda, antes e depois de ajudar uma pessoa machucada ou doente.



Texto Anterior: Campanha recomenda "vida normal"
Próximo Texto: Fórum: Relação médico-paciente em debate
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.