São Paulo, quarta, 23 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERIADO
Nutricionistas recomendam aproveitar o cardápio farto, mas experimentando só um pouco de cada guloseima
Coma sem engordar no Natal e Ano Novo

CARLA CONTE
da Reportagem Local

Muita bebida e comida. E muito peso na consciência e talvez na balança também. Esse é o roteiro de muitos festeiros que comemoram o Natal e o Ano Novo sem saber quantas calorias estão transbordando dos pratos típicos da data.
Mas o melhor é que, sem fazer muito esforço, é possível comer sem comprometer o organismo e sem ganhar quilinhos indesejáveis, segundo nutricionistas consultados pela Folha.
Primeira dica. Mesmo se não estiver fazendo dieta ou querendo perder peso, a pessoa não deve comer até "explodir".
"O brasileiro está acostumado a comer muito nessa época do ano. E é um exagero a oferta de alimentos numa mesma refeição. E mais exagero ainda é a pessoa comer tudo o que tiver pela frente apenas porque é Natal", afirma a nutricionista Patrícia Bertolucci, que já chegou a orientar a alimentação da seleção brasileira de futebol.
Segunda dica. Se você estiver na frente de uma mesa lotada de várias guloseimas e quer experimentar muitos pratos, vá em frente. Coloque no prato um pedaço pequeno de cada comida desejada. Mas você não poderá fazer segundo round.
"É comer um prato e não repetir", afirma o nutricionista João Curvo, também especialista em medicina ortomolecular.
"Natal e Ano Novo não são épocas para fazer dieta rígida. A pessoa pode fazer um prato com as coisas que mais gosta, mas sem ficar repetindo. É um prato só e basta. E isso vale também para o prato de doces", afirma Curvo.

"Semana gorda'
Segundo a nutricionista Tânia Rodrigues, o maior problema está no prolongamento das refeições fartas durante a semana que intercala o Natal e o Ano Novo.
"É comum as pessoas saírem da rotina só porque exagerou no Natal e porque o outro feriado está bem perto. Esse é o erro", afirma.
Segundo Tânia, havendo ou não exageros na ceia e no almoço do Natal, por exemplo, as pessoas devem voltar à rotina alimentar em seguida. "Mesmo que no Ano Novo vá acontecer outra "orgia' alimentar, durante a semana de intervalo a pessoa deveria ter uma alimentação habitual."
Líquidos
Para quem exagerou, uma opção é fazer dieta líquida após as festas. "Como o organismo se sobrecarrega durante essas alimentações fartas, a dieta líquida ajuda o corpo a voltar ao normal", afirma.
Um alerta. Essa dieta só vale por um dia e em ocasiões especiais. "Não adianta comer como um louco num dia e no outro fazer dieta líquida e fazer isso frequentemente", afirma a nutricionista Patrícia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.