São Paulo, sábado, 24 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relíquia de Anchieta vai chegar amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

Retorna amanhã a São Paulo a relíquia do padre José de Anchieta -um fragmento do fêmur esquerdo do padre espanhol. A relíquia deve sair de Santos às 5h30, após uma peregrinação de quase sete meses por 13 cidades do litoral paulista.
A chegada ao Parque Dom Pedro (centro de São Paulo) está prevista para as 7h30. De lá, sairá às 8h uma procissão para o Pátio do Colégio, onde Dom Fernando Masson, bispo de Caraguatatuba (cidade do litoral norte) entregará a relíquia ao cardeal-arcebispo Dom Cláudio Hummes.
Às 10h30, uma nova procissão levará a relíquia até a catedral da Sé, onde será celebrada a missa comemorativa dos 450 anos de São Paulo.
A peregrinação incluiu os municípios de Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Guarujá, Santos, Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Praia Grande, Cubatão e São Vicente. Em todos eles, o padre trabalhou como evangelizador.
Hoje, as igrejas desses municípios ganharão imagens do padre Anchieta, que serão colocadas no altar após a realização de uma procissão e de um ato religioso.
A relíquia foi cedida pela Companhia de Jesus, ordem religiosa à qual o padre Anchieta pertenceu. A peregrinação foi realizada pela Canan -Associação Pró-Canonização de Anchieta, com o intuito de divulgar a imagem do beato.
Ao longo deste ano, a peregrinação da relíquia e da imagem de Anchieta continuará em todas as regiões episcopais de São Paulo, além das dioceses da região metropolitana.
O objetivo da peregrinação é divulgar a imagem do padre espanhol, cuja canonização é reivindicada. Também foi criado, via resolução assinada pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, o projeto Caminhos de Anchieta, um circuito que reproduzirá as rotas percorridas pelo padre em nove cidades do litoral paulista.
Um dos pontos é a chamada cama de Anchieta, uma formação rochosa na praia do Sonho, usada pelo beato para meditação.


Texto Anterior: Caetano canta, hoje, hino de amor à cidade
Próximo Texto: Na 23 de Maio, festa dura o domingo inteiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.