São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Dois seguranças de um carro-forte morreram no tiroteio; três pessoas, entre elas dois clientes, foram baleadas

Tentativa de assalto a banco em shopping deixa dois mortos

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas após uma tentativa de assalto a uma agência do Unibanco no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo (Grande ABC), por volta das 18h de ontem. Houve troca de tiros entre ladrões e seguranças.
Os dois mortos eram seguranças de um carro-forte. Foram baleados na cabeça e não resistiram. Outro segurança levou um tiro na perna e dois clientes do banco foram feridos de raspão.
De acordo com o delegado Paul Henry Verduraz, o crime foi cometido por uma quadrilha de oito a dez integrantes. Um dos criminosos vestia uma farda e os demais usavam ternos.
Os ladrões chegaram ao shopping e esperaram, do lado de fora da agência, pela saída dos seguranças com os malotes. O dinheiro abasteceria os caixas eletrônicos da agência, que fica numa das entradas do shopping. Os criminosos fugiram sem levar o dinheiro. O delegado disse que ainda não sabe quem começou a atirar, mas que os seguranças reagiram à abordagem. "Pela posição dos tiros, houve reação, sim", disse Verduraz.
Ele espera obter mais informações por meio das imagens gravadas pelo circuito interno de câmeras. "Elas serão fundamentais para desvendar tudo isso", afirmou.
Testemunhas disseram à polícia que os criminosos portavam pistolas e um fuzil.
Dois carros roubados que foram usados na tentativa de assalto foram apreendidos -um Astra, roubado em outubro, e um Vectra, roubado ontem. Os veículos passarão por uma revista.
Dois carros que estavam no estacionamento foram atingidos por balas durante o tiroteio.
Cerca de quatro horas após a tentativa de assalto, a polícia deteve três homens para averiguação. Com eles, foram encontradas uma pistola 380, um revólver calibre 38 e um colete à prova de balas. Os suspeitos passariam por reconhecimento no 1º DP de São Bernardo. O delegado Marco Antonio Paula Santos diz estar convencido da participação deles no crime, mas a confirmação só será possível após fazer o confronto balístico, exame residuográfico e verificar as câmeras de vídeo.

Vítimas
Segundo a Prefeitura de São Bernardo, um dos seguranças morreu no pronto-socorro central da cidade e o outro foi encaminhado em estado gravíssimo para o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, mas não resistiu aos ferimentos.
Uma amiga de um dos clientes feridos o acompanhou ao pronto-socorro e disse que o aposentado de 70 anos levou um tiro de raspão no braço esquerdo, mas passa bem. "Foi uma bala perdida. Ele não sabe o que aconteceu, não viu nada", disse ela, que não quis se identificar. O aposentado teria ido ao local para encontrar a mulher.
Clientes e funcionários do Shopping Metrópole ficaram ao redor do cordão de isolamento feito pela polícia. O local foi fechado logo após a tentativa de assalto. Segundo a assessoria do Metrópole, o objetivo era facilitar o trabalho da polícia. Hoje, o shopping funcionará normalmente.
A dona-de-casa Rosana de Souza pretendia comprar sapatos ontem quando foi surpreendida pela notícia do assalto. "Aqui falta muita segurança. A gente vê policial morrer todo dia."
Seu marido, o vendedor Claudinei de Souza, disse que a criminalidade nos shoppings ainda é menor do que na rua. "Foi uma exceção. Mas eu acho que a segurança deveria ser melhor. Afinal, quando se mexe com dinheiro, isso atrai todo tipo de pessoa."
Para Sidney Silva, que faria um serviço de manutenção na parte elétrica do shopping e não pôde entrar, havia uma falha na segurança e os bandidos se aproveitaram disso. "Os criminosos gostam da oportunidade."
Para o empresário Juarez do Nascimento, os bancos e caixas eletrônicos deveriam ficar dentro do shopping, num local mais difícil de ser assaltado.


Colaborou o "Agora"

Texto Anterior: Especialistas criticam excesso de anúncios
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.