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Viações querem pista exclusiva para ônibus e motos na 23 de Maio
DA REPORTAGEM LOCAL
Aliados do prefeito Gilberto
Kassab (DEM), os empresários
de ônibus tentarão convencê-lo
a retomar a experiência da faixa
de motos na 23 de Maio com
mudanças que a deixaria favorável ao transporte coletivo. Segundo o projeto, a faixa seria
exclusiva para ônibus das 5h às
10h e das 16h às 20h e só para
motos das 10h às 16h.
O projeto já apresentado ao
secretário dos Transportes,
Alexandre de Moraes, envolve
instalar um corredor definitivo
na avenida, mas, haveria poucas paradas no trecho de 2 km,
com passarelas móveis.
"Eu parabenizo a prefeitura
pelo teste da faixa de motos. É
legítimo, não se pode ter medo
de errar", disse Carlos Alberto
Fonseca, vice-presidente do SP
Urbanuss (sindicato das empresas de ônibus de SP). Para
ele, a pista de ônibus na 23 de
Maio (defendida por especialistas) é necessária, e pode ser
conciliada com a de motos.
Diante do desgaste dos testes, técnicos da prefeitura consideram improvável que a proposta seja retomada antes das
eleições, mas a proximidade
dos empresários de ônibus com
a gestão Kassab é citada como
motivo para ajudar a tirar a
idéia do papel no futuro.
O valor das subvenções da
prefeitura pago às viações e aos
perueiros disparou no segundo
semestre de 2007 -da faixa
mensal próxima de R$ 27 milhões para R$ 37 milhões.
O irmão do prefeito, Pedro
Kassab, é técnico em transporte e consultor das viações. "Não
é só nosso consultor, é nosso irmão também", diz um dos principais empresários do setor,
que prefere não se identificar.
(ALENCAR IZIDORO)
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