São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Índice

CORPO

Com o fim da temporada chega a hora de tratar dos estragos feitos pelo sol

Saiba como cuidar de manchas e cabelo seco

CAROLINA FREDERICO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O verão, inevitavelmente, resulta em pele manchada e cabelos queimados e ressecados, por causa do excesso de sol. Com o fim da temporada chega a hora de tomar os devidos cuidados para readquirir a saúde e a boa aparência dos cabelos e da pele.
A melhor opção para quem teve os cabelos longos queimados e ressecados pelo sol é cortá-lo pelo menos quatro dedos. "As pessoas pensam que não faz diferença, mas tirar as pontas secas dá mais vida ao cabelo", explica Nilde Muniz,36, do salão Jacques Janine.
Os banhos de mar e o cloro da piscina, associados ao excesso de sol, deixam os cabelos secos e, consequentemente, mais quebradiços. A saída, nesses casos, é uma hidratação profunda a cada duas semanas, por um mês.
No entanto, se além de ressecamento ocorrer descamação e coceira no couro cabeludo, deve-se procurar imediatamente um médico dermatologista.
A pele que foi exposta ao sol sem proteção e apresentar manchas em tons de bege, também pode ser salva na volta à rotina. Segundo Vanda Regina da Costa, 39, coordenadora do centro de treinamento do Jacques Janine, o primeiro passo é fazer um "peeling" (esfoliação) na pele.
Esse processo, que deve ser mais suave no rosto, vai servir para retirar as células queimadas e mortas e igualar as cores da pele. Feito isso deve-se partir para uma hidratação da epiderme.
A hidratação pode ser feita com cremes à base de colágeno. Os banhos, para quem está com a pele nessas condições, devem ser rápidos e preferencialmente frios.

Leia mais sobre a alta temporada no Verão Online

Clique aqui para ver o site do Carnaval 2001


Texto Anterior: Veja o melhor da programação do Carnaval 2001
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.