São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE PÚBLICA

Morador denuncia peça

Escultura surpreende moradores no Arouche

SÉRGIO DURAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma escultura da artista plástica Elisa Bracher surpreendeu moradores do largo do Arouche (centro de SP), que chegaram a denunciá-la à prefeitura. A obra sem título, feita de troncos de madeira de lei que parecem prestes a desabar, foi instalada sem alarde, na madrugada do dia 11, em uma pequena calçada triangular.
A intervenção faz parte do evento Circuito Vila Buarque de Educação e Cultura, promovido por várias instituições. A instalação da obra foi autorizada pela Administração Regional da Sé.
Porém o órgão competente é o Departamento do Patrimônio Histórico. Até ontem, a coordenadora da Comissão de Esculturas, Valéria Valeri Pires, não sabia de nada e não havia recebido resposta do ofício enviado à AR-Sé. Valéria recebeu denúncia de um morador e vistoriou o local.
Segundo a regional, como a "hospedagem" será pelo período de três meses, as formalidades foram dispensadas. No entanto Valéria faz ressalvas quanto à instalação da escultura, que desrespeita normas técnicas, entre as quais o recuo mínimo de 1,5 metro ao redor da peça. "Em uma calçada minúscula, não tem condições."
A artista plástica diz ter ficado "encantada" com a denúncia. "A minha intenção é pegar as pessoas de surpresa e não pegá-las como espectadoras. Queria que elas se questionassem. Aliás, é disso que a cidade precisa: questionamentos", afirma Elisa.
Segundo ela, o "hóspede" do largo poderá se tornar "morador". Elisa procura empresas que comprem a escultura para mantê-la no Arouche. Quanto à irregularidade, ela responde com uma crítica à prefeitura: "Em São Paulo, é preciso enfrentar uma malha complicadíssima para se obter autorização de qualquer coisa."



Texto Anterior: Governistas assinam pedido de CPI sobre transferência de recursos
Próximo Texto: Administração: Dívida com IPTU pode ser paga com desconto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.