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Empresas já reduzem valor do vale-transporte
DA REPORTAGEM LOCAL
Um dos impactos significativos
do bilhete único na vida dos paulistanos será no vale-transporte
fornecido pelas empresas -e que
representa 1,2 milhão de passageiros do transporte coletivo.
Até hoje, além de servir de pagamento de ônibus e lotações, ele vinha servindo como uma moeda
paralela, que poderia ser usada
em postos de gasolina ou vendida
em barracas de camelôs nas proximidades de terminais, estações
de metrô e de trem.
O cartão magnético municipal
tende a praticamente acabar com
essa prática, conforme já foi verificado em municípios do país que
implantaram sistemas de bilhetagem eletrônica. As transações no
mercado paralelo se tornam arriscadas, já que, além da dificuldade
para saber os valores disponíveis
-algo que será possível com a
implantação de terminais de consulta-, os vales são pessoais.
Empresas que fazem um serviço
terceirizado de fornecimento dos
bilhetes (e que hoje são responsáveis por 75% do mercado de vale-transporte), como a VB e a Smart,
alegam ainda que os empregadores estão reduzindo em até 30% os
custos com esses benefícios.
A razão é simples: quem fornecia duas conduções de ônibus por
viagem aos funcionários já está
dando somente um bilhete único.
"O vale-transporte deixa de ser
um complemento salarial, mas fica muito melhor para as empresas", afirma André Martins, diretor-executivo da VB, que pretende fornecer 350 mil cartões no
mês que vem.
Segundo ele, os empregadores
gastam hoje no benefício de 10% a
20% do valor do salário de quem
recebe vale-transporte. A redução
das despesas, com a implantação
da tarifa de R$ 1,70 válida por
duas horas, deve variar de 8% a
30%, dependendo do caso.
O diretor de tecnologia da
Smart, Milton Carlos Eliseu, diz
que tem recebido contatos de até
50 empresas por dia em razão do
lançamento do bilhete único.
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