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Ganho é maior na substituição do óleo diesel
DA REPORTAGEM LOCAL
As autoridades ambientais e
a ABgnv afirmam que o maior
ganho do uso do gás como
combustível é na substituição
dos veículos movidos a diesel,
principalmente de ônibus.
Isso porque o GNV não emite
praticamente nada de fumaça
preta, partículas inaláveis e óxidos de enxofre -três poluente
característicos do diesel e que
estão entre os mais perigosos
para a saúde.
Um ônibus moderno movido
a diesel emite 0,085 g de material particulado por kWh (quilowatt/hora). Em 2003, um ônibus a gás emitia quase 1/3 disso,
ou 0,027 g/kWh, segundo Renato Linke, da Cetesb.
Em relação aos óxidos de enxofre, o ganho é ainda maior.
Ônibus a diesel emitem 0,05 g/
kWh, enquanto os movidos a
GNV mandam para a atmosfera apenas 0,05 g/kWh.
Há ainda uma outra vantagem, diz Oswaldo Colombo Filho, da ABgnv: a indústria nacional produz ônibus a gás para exportação porque não há
mercado nacional ainda para
os veículos. Ao sair de fábrica
pronto para o gás, os ônibus
superam um problema dos veículos convertidos, que perdem
de 15% a 20% de sua potência
por causa da operação.
Em São Paulo, Colombo Filho destaca a iniciativa da prefeitura de colocar, até junho,
170 ônibus movidos a GNV nas
ruas. Afirma, porém, que o
ideal seria a aprovação de um
projeto de lei do vereador tucano Gilberto Natalini -líder da
oposição- que prevê a troca
de toda a frota em oito anos.
No bolso, o km rodado com
GNV custa R$ 0,06, contra R$
0,08 em carros a álcool e R$ 0,15
nos veículos a gasolina.
(MV)
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