São Paulo, domingo, 24 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uso de anabolizantes, álcool e maconha também pode fazer seios crescerem

DA REPORTAGEM LOCAL

Além das causas fisiológicas, a ginecomastia pode aparecer em decorrência do consumo de anabolizantes, cerveja e maconha, alerta a endocrinologista da Unifesp Ieda Verreschi, especialista em fisiologia da puberdade.
Presente nos anabólicos, usados para aumentar a massa muscular, a testosterona pode ser transformada pelo organismo em estrogênio, o hormônio feminino. "Como resultado, você vê o aparecimento de traços femininos no garoto, sendo o desenvolvimento de mamas um deles", explica Verreschi. Isso porque a testosterona, após metabolizada, vira estrogênio. "Essa é a via mais fácil", diz Verreschi. Ela diz que o estrogênio tem vida biológica mais longa que o androgênio (hormônio masculino).
Medicamentos como anti-hipertensivos ou antidepressivos também estão relacionados como possíveis causadores do crescimento de mamas nos garotos.
"Essas são as causas não fisiológicas da ginecomastia; é o que nós precisamos excluir quando recebemos um paciente com essa condição", afirma a endocrinologista da Unifesp.
Quando incide como causa fisiológica, a ginecomastia pode ser comparada a qualquer "desenvolvimento anormal" típico de adolescentes, assim como a acne, diz Verreschi.


Texto Anterior: Passei por isso: "Nunca ia à praia porque tinha vergonha de tirar a camiseta"
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.