São Paulo, domingo, 24 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Robô ajuda médico a operar

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Médicos de 22 países reuniram-se em Jerusalém, Israel, para os trabalhos da 18ª Conferência Internacional da Associação Médica de Israel. O congresso debateu tecnologias avançadas em medicina, a medicina e o holocausto e a ética médica, segundo relato de Judy Siegel-Itzkovich na revista da entidade.
O professor Rafael Beyar, especializado em cardiologia intervencionista e diretor do Centro Médico Rambam, em Haifa, prevê para os próximos 20 anos "mudanças revolucionárias" na medicina.
Para o especialista, da mesma forma que o ultra-som, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética possibilitaram significativo avanço na prática médica do século 20, o progresso no tratamento clínico e cirúrgico das doenças no século 21 será realizado com células-tronco embrionárias (stem cells), terapia genética, nanotecnologia, implantes de biomateriais e cirurgias feitas com ajuda de robôs (dispositivo que reproduz repetida e automaticamente atividades especiais).
O professor Moshe Shoham, do Instituto Tecnion de Engenharia Mecânica, discorreu sobre um robô em miniatura empregado em cirurgia da coluna. O operador consegue, com a ajuda do robô, realizar a cirurgia da espinha com maior segurança e de forma mais exata por poder determinar o ângulo exato para a inserção de implantes.
No passado, disse, os operadores usavam o bisturi para ver o interior do doente. No futuro, acrescentou, deixaremos o robô observar os órgãos enfermos, planejar a operação e realizá-la.

julio@uol.com.br

OLFATO E DEPRESSÃO
Pesquisas relacionando o vínculo entre doenças auto-imunes, doença mental e o olfato foi abordado pelo professor Yhuda Shoenfeld, do Centro Médico Sheba, em Tell Hashomer. Estudos com mulheres deprimidas indicaram perda do olfato e a aromaterapia com citrus ou lavanda teria ajudado.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Teste para saber se você está morrendo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.