São Paulo, terça-feira, 24 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agora, TAM faz restrições a Congonhas

Empresa, que, após o acidente, havia defendido uso do aeroporto, decide não pousar na pista principal em caso de chuva

Presidente da companhia, Marco Antonio Bologna negou que houvesse pressão das empresas para impor o uso do aeroporto

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de deixar a missa na catedral da Sé em memória das vítimas do vôo 3054 no último domingo sem dar entrevista, o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, falou ontem sobre indenizações, tráfego de aviões e da investigação.
Durante a entrevista, Bologna também falou da demora na divulgação na lista de passageiros, da identificação dos mortos no Instituto Médico Legal e do reversor do Airbus-A320.
Bologna também comentou a decisão da companhia aérea, referendada pelos pilotos, de desviar pousos para o aeroporto de Cumbica (Guarulhos).
Na semana passada, no dia seguinte à queda do avião, Bologna havia dito que "sempre decolamos ou pousamos quando [o aeroporto] se encontra devidamente aberto e autorizado pela Infraero".
A entrevista de ontem foi dada depois de um ato multirreligioso na Assembléia Legislativa, no sétimo dia depois do acidente com o Airbus.
Bologna aproveitou para responder ao presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, que pela manhã afirmara que a decisão da TAM de transferir pousos de Congonhas para Guarulhos era "jogada de marketing".
"Não é marketing se a nossa área de operações, nossos chefes de equipamento sentem que têm uma necessidade de maior segurança, de alternar. Estamos respeitando os nossos tripulantes. É soberana a decisão do comandante." Leia abaixo trechos da entrevista.
 
LISTA DE PASSAGEIROS
A dificuldade inicial que tivemos, principalmente em Porto Alegre, foi o fato de que a listagem de confirmação de embarque sai dos cartões de embarque propriamente ditos. E naquele momento tivemos a infelicidade de o nosso diretor local, Marco Antonio, estar nesse vôo. [Isso] deixou os funcionários bastante impactados. Um 0800 foi disponibilizado a todos que buscavam informações. Num primeiro instante tivemos 30% de trote, que causou congestionamento.

INDENIZAÇÕES
O seguro é uma apólice bastante ampla. É um seguro de responsabilidade civil, de valor absolutamente adequado à cobertura de todas as vítimas, tanto as vítimas em vôo, quanto as vítimas em terra. Não existem ninguém desabrigado. Em nenhum momento a TAM vai exigir a quitação. Aquele que quiser um adiantamento imediato, que seja feito. E depois de toda a negociação, se ele achar que o valor é indevido, ele também tem direito. Tivemos hoje quatro reuniões agendadas com as famílias. Uma indenização já aconteceu, uma quitação já aconteceu.

PISTA DE CONGONHAS
No dia 18, a Infraero passou a adotar um procedimento de fechar a pista principal assim que houvesse chuva. Nesse mesmo dia, a TAM emitiu um boletim de operações técnicas em que passamos, a partir do momento em que houver chuva no aeroporto, a deixar de operar na pista principal.

REVERSOR
Não existe nenhum avião que esteja voando com alguma restrição. Na pista principal, ele poderia operar inclusive sem os dois reversos. Todos os aviões da TAM estão em condições de navegabilidade. No momento não temos nenhum avião pinado [com o reversor travado]. Se tivesse, ele poderia estar voando dependendo das condições de meteorologia, de pista, de peso, de água, conforme estabelecido pelo fabricante e pela própria autoridade aeroportuária.

LOBBY DAS EMPRESAS
Em nenhum momento fizemos pressão para parar em Congonhas, nunca houve essa pressão por operação nem por parte da TAM nem por parte das companhias aéreas. O sistema de aviação é integrado entre várias partes. Tem uma operadora, tem um provedor aeroportuário, tem um provedor de controle de espaço aéreo. E tem de existir entre nós uma regra de conduta de como operar.

REDUÇÃO DE TRÁFEGO
A discussão maior sobre Congonhas é uma discussão que já foi até endereçada pela Presidência da República, pelo Conselho Nacional da Aviação Civil, pela Anac, pela Infraero, de fazer uma revisão nesse aeroporto em termos de número de operações, em termos de horários de utilização, talvez de algumas reformas a mais. Vamos cair para 33 operações por hora. Lembro que esse aeroporto já chegou a ter 62 operações por hora.

PILOTOS
O piloto, o comandante do avião, mesmo com o aeroporto declarado aberto, se ele quiser um procedimento alternado, não existe nenhum tipo de exigência. Todos os pilotos da TAM não sofrem nenhuma pressão para pousar ou deixar de pousar. Se ele psicologicamente não se sentir confortável, ele está autorizado a não decolar, a não comparecer ao trabalho. Isso acontece em alguns casos. Já aconteceu casos de cancelarmos o vôo.

IDENTIFICAÇÃO
Uma empresa americana que auxilia nessa parte de identificação, não só de identificação de corpos mas também na identificação de materiais dos familiares, encontra-se no Brasil. A TAM está com todos os seus recursos disponibilizados para qualquer exame.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Nos EUA, agência conclui extração de dados da caixa-preta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.