São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 31 dias de seca, São Paulo tem previsão de chuva

Inmet prevê pancadas em pontos isolados na capital e queda da temperatura; regiões sul, centro e leste do Estado também terão chuva

CRISTINA MORENO DE CASTRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pancadas de chuva em pontos isolados, queda da temperatura e, como conseqüência, aumento da umidade do ar. Essa é a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para a cidade de São Paulo hoje.
A cidade ficou mais de um mês sem chuva e, nos dias 8 e 15 de julho, chegou a registrar o menor índice de umidade do ar no ano: 21%. Ontem, o índice foi de 26% -para a OMS (Organização Mundial da Saúde), abaixo de 30% a situação é considerada preocupante.
Ontem, São Paulo teve o dia mais quente deste inverno, com 28,1C. Com a chuva prevista para hoje, a temperatura deve cair um pouco. A máxima não deverá ultrapassar 24C. A vantagem é que a queda de temperatura aumenta a umidade do ar, que deve ser "bem maior que 30%", de acordo com Ester Ito, meteorologista do instituto.
Segundo o Inmet, as chuvas deverão se estender pelas regiões sul, centro e leste do Estado. Amanhã, chuviscos podem ocorrer nesses locais na parte da manhã e no fim do dia.
Também há previsão de chuvas esporádicas e rápidas no fim do mês, mas, segundo Ester, "este mês terá tempo muito mais seco que a média histórica de 41,4 milímetros de chuva para a época do ano".

Poluição
O ar seco e a poluição andam juntos. Na última medição da qualidade do ar feita pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a região metropolitana de São Paulo tinha ar regular em vários pontos e inadequado em Guarulhos.


Texto Anterior: Erro de leitura quase obriga creche a fechar
Próximo Texto: 20 mil ficam sem água na Baixada Santista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.