São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO ANIMAL

Fêmea grávida caiu de árvore e foi atropelada na zona sul do Rio

Micos nascem após morte da mãe

Hipólito Pereira/Agência O Globo
Filhotes de mico-estrela, com cerca de 10 cm, que foram resgatados após a mãe ter sido atropelada


DA SUCURSAL DO RIO

O nascimento de dois micos-estrela surpreendeu ontem os moradores da avenida Rui Barbosa, no Flamengo, zona sul do Rio. Por volta das 10h30, uma fêmea grávida caiu dos galhos de uma árvore e morreu na hora. Apesar de a mãe ter sido atropelada por um carro, que passava na avenida, os filhotes sobreviveram. Eles foram lançados a cerca de um metro de distância no impacto causado pelo acidente.
"Foi um verdadeiro milagre. A barriga da fêmea explodiu e os dois filhotes foram expulsos pelo abdômen da mãe. A placenta estava intacta dentro dela", disse o veterinário André Sena Maia, 33, funcionário do Zoológico de Niterói, que socorreu os filhotes.
Os micos, que ganharam o apelido de Zezé de Camargo e Luciano, nasceram com cerca de dez centímetros. Segundo o veterinário, o tamanho é normal para a espécie. Com a morte da fêmea, Maia improvisou uma "mãe de aluguel" para os dois micos: um macaco de pelúcia irá "confortar" os recém-nascidos nos primeiros dias.
"Eles estão ilesos como se tivessem nascido de parto normal. Apesar do trauma, os dois estão agindo normalmente. Chegaram a beber o colostro da mãe [o primeiro leite de uma parida, rico em proteínas e imunoglobulinas, pobre em lactose e gorduras]. Retiramos o leite da fêmea e demos aos dois", disse o veterinário, que vai levar os animais para a sua casa, onde ficarão por cerca de um mês. É alta a chance de os dois resistirem.


Texto Anterior: Mostra lembra criação de sociedade
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.