São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estação do metrô terá posto para pequenas causas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Tribunal de Justiça de São Paulo instalará em estações do metrô postos avançados do juizado especial de pequenas causas totalmente digitalizados. O projeto piloto deverá ser instalado em uma área da estação São Bento, no centro, onde serão construídos 20 guichês de atendimento com computadores que funcionarão interligados aos dos fóruns da capital. O horário de funcionamento do posto será o mesmo da estação.
Assim que o metrô confirmar a liberação da área, os juízes acreditam que em 60 dias o posto estará funcionando.
Os juízes especiais Ronnie Herbert e Eduardo Francisco Marcondes explicaram que o projeto é inovador com relação à informatização. "Não terá papel", afirmou Herbert. "Será tudo digital. A pessoa vai ao guichê, explica o tipo de reclamação e o atendente registra as informações no computador."
A audiência de conciliação é agendada na hora do atendimento e realizada em até 30 dias no fórum mais próximo ao posto. As duas partes envolvidas no processo são chamadas para a audiência.
A estação São Bento foi a escolhida entre outras três (na zona leste) visitadas ontem por representantes do TJ e do metrô. A idéia inicial era instalar o projeto piloto no extremo leste para evitar que as pessoas tenham que se deslocar até o centro, mas não foi encontrado nenhum local adequado.
Nos juizados, qualquer pessoa pode apresentar pedidos de ações cíveis que não excedam R$ 40 mil -exceto questões familiares- e criminais, que envolvam casos de menor potencial ofensivo, como contravenção. (REGIANE SOARES)


Texto Anterior: Garoto de 5 anos é intimado pela Justiça
Próximo Texto: Subgerente morre com tiro no rosto na Faria Lima
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.