São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2007

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Kassab quer 5 novos corredores de ônibus

A menos de 14 meses das eleições, prefeito lança plano que abrange 53 km de novas pistas e supera R$ 300 milhões

Programa inclui avenidas de locais considerados nobres, como Luís Carlos Berrini (zona sul), Brigadeiro Faria Lima e Sumaré (zona oeste)

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

A gestão Gilberto Kassab (DEM) decidiu lançar, a menos de 14 meses das eleições, um plano acelerado para construir novos corredores de ônibus em São Paulo, em um projeto que abrange 53 km de novas pistas exclusivas e investimentos que vão superar R$ 300 milhões.
O novo programa, que deve espalhar canteiros de obras nos próximos meses, atinge avenidas movimentadas, inclusive de regiões consideradas nobres -como Brigadeiro Faria Lima e Sumaré, na zona oeste, Luís Carlos Berrini, na zona sul, e Brás Leme, na zona norte.
Os detalhes foram acertados depois da troca da cúpula do transporte, com a saída do então secretário Frederico Bussinger e a entrada, há uma semana, de Alexandre de Moraes.
O discurso da prefeitura é de que a licitação para os cinco novos corredores será feita ainda neste segundo semestre, para que as obras possam começar e, assim, boa parte delas até terminar no ano que vem, quando haverá eleição municipal.
O atual prefeito repete, com os novos investimentos, a estratégia política da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que fez da expansão de novas pistas exclusivas de transportes coletivos uma de suas principais bandeiras, principalmente para as classes mais baixas, também às vésperas da eleição.
O transporte coletivo em São Paulo registrou rejeição de 51% dos moradores em pesquisa Datafolha deste mês, o pior patamar desde 2000.
O corredor das avenidas Indianópolis, Brasil e Sumaré deverá ter a maior extensão dentre todos os cinco novos: 18,7 km, saindo do terminal Jabaquara em direção aos bairros da Vila Mariana, Pinheiros e Lapa.
O mais caro (que possui um custo estimado em R$ 116 milhões, entre projetos e obras) vai ser na zona leste, saindo da avenida Marechal Tito em direção às avenidas São Miguel, Celso Garcia, Rangel Pestana e rua do Gasômetro, na Mooca.
Além deles, estarão programadas as pistas de ônibus Corifeu/Jaguaré/Faria Lima (ao custo de R$ 66 milhões, com 14,4 km), Berrini (R$ 25,5 milhões, com 3 km, saindo do Shopping Morumbi à rua Gomes de Carvalho) e avenida Brás Leme (R$ 19 milhões, com 4 km, da Voluntários da Pátria até a rua Eduardo Viana).
Os novos corredores com faixas à esquerda são uma continuidade do plano traçado na última administração petista.
Por um lado, costumam ter a aprovação de especialistas devido à prioridade ao transporte coletivo. Por outro, pode haver resistência de motoristas com redução de espaço dos carros.
Esse tipo de obra também é de interesse direto das empresas de ônibus, que vêem nessas faixas exclusivas uma forma de atrair mais passageiros, de perder menos tempo nos congestionamentos e de gastar menos com combustível, por exemplo.
A lentidão para obras deste tipo era uma das críticas das viações ao ex-secretário Bussinger. Pedro Kassab, irmão do atual prefeito, é um dos principais consultores dos empresários de ônibus de São Paulo.
Nos últimos meses, além da substituição do titular da pasta dos transportes, o prefeito Gilberto Kassab fez também outras alterações na SPTrans (empresa municipal que cuida do setor), com a ascensão de técnicos que mantêm bom relacionamento com seus irmãos -além de Pedro, Marcos Kassab também trabalha no segmento, ocupando o cargo de direção no Metrô.
Além dos cinco novos corredores, a intenção da gestão Kassab é manter as obras já anunciadas ou que estão em andamento, como a continuação do antigo Fura-Fila (atual Expresso Tiradentes), a reforma do corredor Rebouças e a obra na Vereador José Diniz.
Hoje, a capital paulista tem 121,5 km de corredores de ônibus municipais -sem contar 33 km de pistas a cargo do Estado e que incluem vias do ABC.

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