São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

4 morrem em explosão de duto da Petrobras

Outras duas pessoas ficaram feridas, mas não correm risco; acidente ocorreu em estação de tratamento de óleo em AL

Em nota, a Petrobras disse que lamenta o acidente e informou já ter aberto uma sindicância para apurar as causas da explosão

SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

Quatro pessoas morreram após a explosão de uma tubulação de gás natural em uma estação de tratamento de óleo da Petrobras, em São Miguel dos Campos (71 km de Maceió).
Segundo o Corpo de Bombeiros de Alagoas, outras duas pessoas ficaram feridas, mas não correm risco de morte. Elas foram socorridas pela empresa.
De acordo com a Petrobras, as famílias das vítimas receberam atendimento. Segundo a Polícia Civil, os corpos ficaram totalmente carbonizados, o que dificultou o reconhecimento.
Em nota, a Petrobras lamentou as mortes e informou que já foi aberta uma sindicância para apurar as causas do acidente.
Segundo a nota, a explosão ocorreu em uma tubulação na estação de tratamento de Óleo de Furado, às 10h30 de ontem. A estação fica no complexo de produção de Furado, que extrai petróleo e gás natural.
O fogo foi controlado no início da tarde por bombeiros de Maceió e de Arapiraca e pela brigada de incêndio da Petrobras. Usineiros da região enviaram caminhões-pipa para ajudar no combate ao incêndio.
A explosão chegou a arremessar a parte superior de um tanque de armazenamento de gás com capacidade de 76 metros cúbicos, que estava vazio. Um caminhão e um carro também foram atingidos pelo fogo.
Após controlar as chamas, os bombeiros precisaram resfriar dois tanques de armazenamento, ambos com capacidade de 849 metros cúbicos, que estavam parcialmente cheios.
O major Marcelo Fábio de Araújo, do Corpo de Bombeiros, disse que ainda não é possível saber a causa do acidente.
"Não se sabe se um vazamento de gás levou à explosão e ao incêndio ou se começou com um incêndio que provocou a explosão", disse o major.
Segundo ele, no local há inúmeras tubulações com petróleo bruto e gás, o que aumentou o risco de novas explosões. O major disse que os bombeiros fizeram uma busca nas imediações do local do incêndio para tentar localizar outras vítimas, mas nada foi encontrado.
A Polícia Civil em São Miguel dos Campos abriu inquérito para investigar as responsabilidades pelas mortes e pelo acidente. Segundo o chefe da delegacia regional de São Miguel dos Campos, Cristiano Araújo de Souza, devido ao risco de novas explosões, os policiais não haviam chegado ao local da explosão até a tarde de ontem.
Na nota, a Petrobras informou que a produção de petróleo e gás na estação de Furado foi interrompida e não há previsão de quando será retomada. A estação processa aproximadamente 2.300 barris de petróleo e 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia.


Texto Anterior: Posto no Rio fecha após tráfico pedir lista de pessoas com HIV
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.