São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Local é um dos mais visitados em todo o país

DA REPORTAGEM LOCAL

O museu do Ipiranga é um dos mais visitados do país -cerca de 369 mil pessoas em 2007- e tem um acervo de mais de 125 mil itens.
A idéia de construir o museu surgiu meses após a proclamação da Independência, mas foi adiada, por causa da falta de recursos, até 1885.
Em 1884, o engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi foi contratado como arquiteto do futuro museu. O estilo eclético do projeto de Bezzi, muito usado na Europa, marcou o início da transformação arquitetônica da cidade de São Paulo, no final do século 19.
O museu foi inaugurado em 1890. Os jardins, de 1908 e 1909, foram inspirados nos barrocos franceses, como em Versailles.
Mas o aspecto imponente da construção só seria realçado entre 1938 e 1945, quando os jardins do eixo monumental em frente ao prédio foram rebaixados 14 metros, até a av. D. Pedro 1º -destacando o prédio do museu, na parte mais alta.


Texto Anterior: Arquitetos criticam projeto de torres no museu do Ipiranga
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.