São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Nível do rio Negro está a 5 cm da maior baixa da história

DE MANAUS - Mesmo após uma chuva torrencial, o nível do rio Negro, em Manaus, atingiu ontem a marca de 13,69 m, faltando 5 cm para a quebra do recorde histórico de maior vazante (baixa das águas).
Segundo Valderino Silva, que há 40 anos faz o monitoramento da hidrologia do Negro no Porto de Manaus, o atual recorde -de 13,64 m, registrado em 1963- deve ser superado hoje, quando nova medição será feita de manhã.
Silva afirmou ontem que, em 30 de outubro de 1963, o nível do rio caiu de um dia para o outro 2 cm.
Neste ano, devido à seca acentuada, nos últimos dois dias, o nível do rio Negro desceu 11 cm. "Considerando esses valores diários e dizendo que faltam apenas 5 cm para acontecer isso daí, é certeza absoluta que essa cota de 1963 será ultrapassada [hoje]."
A baixa inédita do rio Negro é consequência de uma estiagem extrema na região central da Amazônia. A falta de água potável e o isolamento são os maiores problemas para a população ribeirinha.


Texto Anterior: Crime: Enterro de designer reúne 200 pessoas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.