São Paulo, quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SAÚDE


Entidades realizam ato em Brasília para reivindicar mais recursos para o SUS
Parlamentares e entidades ligadas ao setor da saúde fizeram ontem um ato no Congresso para reivindicar a ampliação em R$ 4,7 bilhões no Orçamento da União para a área no próximo ano. Também reivindicaram a regulamentação da emenda constitucional 29, que assegurou vinculação de recursos nas três esferas de governo para o financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde).
Além de mobilização das bancadas de todos os partidos, foram colocadas 1.700 cruzes na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso, para representar os hospitais filantrópicos e santas casas, que, segundo as entidades, estão ameaçados de fechar por falta de recursos.
A categoria vem pleiteando um reajuste emergencial de pelo menos 40% nas tabelas dos procedimentos pagos pelo SUS aos prestadores de serviços.
Outra reivindicação do movimento está relacionada à medida provisória 261, que destina R$ 1,2 bilhão do Orçamento do Ministério da Saúde para o programa Bolsa-Família.
O grupo reivindica que o dinheiro seja destinado a outros programas dentro do próprio Ministério da Saúde, e não ao programa, que teria caráter mais assistencialista.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Morre jornalista Marco Uchôa, da Rede Globo
Próximo Texto: Pantanal: Para ministra, acaba polêmica sobre usinas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.