São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Produção estatal deve aumentar

DA REPORTAGEM LOCAL

A produção de medicamentos pelos laboratórios estatais deve passar de 5,3 bilhões de unidades farmacêuticas neste ano para 10 bilhões em 2004. Em 1998, a produção foi de 2,3 bilhões e no próximo ano deverá ser de 7 bilhões.
Cada unidade farmacêutica equivale a um comprimido, uma ampola ou um frasco.
Para chegar a esses números, o governo está investindo R$ 44,8 milhões nos laboratórios dos Estados e R$ 20 milhões no Farmanguinhos, que pertence ao Ministério da Saúde. O projeto de "modernização dos laboratórios oficiais brasileiros" foi iniciado ainda em 1999.
"A estratégia atual do governo é ampliar a produção estatal, pois o governo é regulador de preços", diz Fernando Cárdenas, diretor do programa de medicamentos estratégicos do Ministério da Saúde. Ele diz que a indústria privada tem o seu papel, mas o governo precisa melhorar e ampliar a produção. "Hoje, estamos falando em medicamento a baixo custo", afirma Cárdenas.
De acordo com Cárdenas, nos últimos anos, o mercado farmacêutico vem sofrendo grandes mudanças com a produção de similares e genéricos. Por conta disso, o setor privado já vem há alguns anos se mostrando interessado em se incluir nas políticas públicas de medicamentos.
"É uma forma de se adaptar ao mercado", ele diz.
O aumento na produção de medicamentos pelos laboratórios estatais é uma forma de ampliar o acesso. Parte importante da população ainda continua sem se medicar.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.