São Paulo, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documento comprova venda de medicamentos interditados

RAQUEL LIMA
free-lance para a Folha Campinas

A Vigilância Sanitária e a Polícia Civil de Atibaia (SP) encontraram ontem documentos que comprovam que o proprietário da Luma Indústria Farmacêutica de Atibaia, Rubens Guimarães Jorge, comercializou medicamentos interditados pelo órgão de saúde. A vigilância e a polícia vistoriaram a casa e a indústria de Jorge.
Hoje, o Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde deve publicar no "Diário Oficial" o decreto de interdição cautelar dos 40 medicamentos produzidos pela indústria. Com a medida, os medicamentos ficam proibidos de serem comercializados e utilizados.
De acordo com a diretora do Centro de Vigilância Sanitária, Marisa Lima Carvalho, a vigilância tem 90 dias para investigar as denúncias e decidir sobre o possível recolhimento dos produtos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Brasília anunciou ontem que vai cassar a licença de funcionamento da Luma.
O anúncio foi feito pelo gerente de divisão de medicamentos do órgão, Maurício Viana, por meio da assessoria de imprensa.
Na última quarta-feira, os 60 funcionários da indústria denunciaram diversas irregularidades do local à Vigilância Sanitária e registraram boletim de ocorrência. Entre as denúncias, estão a de falta de higiene, remarcação das datas de remédios que estavam próximas de vencer e do nome do farmacêutico responsável, além da reutilização de material.
De acordo com funcionários, os produtos seriam distribuídos para prefeituras de municípios do Norte e Nordeste e do interior de São Paulo. Segundo o delegado Paulo Afonso Tucci, de Atibaia, se for comprovado crime contra a saúde pública, o proprietário da empresa pode pegar de um a cinco anos de prisão.


Texto Anterior: Novo genérico começa a ser distribuído 2ª
Próximo Texto: Reabilitação: AACD inova com terapia para mães e bebês dentro da água
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.