São Paulo, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio já tem 13 casos de malária neste ano

da Sucursal do Rio

O Estado do Rio já registra 13 casos de malária, transmitida pelo mosquito Anopheles, desde o início do ano 2000. Em 1999, foram contabilizados 51 casos.
O último registro é do município de Resende (a 127 km do Rio).
A Secretaria Estadual da Saúde está investigando como o capitão da Academia Militar das Agulhas Negras Carlos Frederico de Azevedo Pires, 27, contraiu a malária.
Segundo o assessor de doenças transmitidas por vetores e zoonoses da Secretaria da Saúde, Gualberto Santos Jr, Azevedo viajou para Angola e, na volta, realizou exames sobre a doença. Todos deram negativo. "Isso seria um indício de que a malária teria sido contraída já no Brasil, mas também pode acontecer de a doença ter ficado incubada por muito tempo, o que é raro, mas acontece", afirmou Santos Jr.
Também está sendo investigada a possibilidade de o militar ter viajado para área de mata atlântica, local endêmico. Até agora, dos 13 casos registrados, 11 foram no Rio, 1 em Resende e 1 em Petropólis. Nenhum deles foi contraído no Estado. Os sintomas da malária são febre, dores no corpo, vômitos, diarréia, falta de apetite, tonteiras e cansaço.



Texto Anterior: Reabilitação: AACD inova com terapia para mães e bebês dentro da água
Próximo Texto: Morre homem com suspeita de febre amarela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.