São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército auxilia no atendimento

DA AGÊNCIA FOLHA

O Exército disponibilizou ontem seis barracas, com cinco leitos cada uma, aos hospitais de Joinville, Santa Catarina, onde foram confirmados cinco casos de contaminação por mal de Chagas pela ingestão de caldo de cana. A nova estrutura foi montada em frente ao hospital Regional.
Segundo o subcomandante do 62º Batalhão de Infantaria, o tenente-coronel Agenor Paulino Junior, os equipamentos foram requisitados pelos hospitais. O pedido foi feito em decorrência do aumento no número de pessoas desejando fazer o exame para detectar se haviam sido contraído a doença de Chagas.
Para auxiliar no atendimento no município catarinense, o Exército disponibilizou enfermeiros, que realizaram exames de rotina e ajudaram a fazer uma triagem de pacientes que apresentaram sintomas da doença, como febre, mal-estar, dor de cabeça e nas articulações, inchaço dos olhos e alterações cardíacas.

Casos
Só no hospital São José, 14 pessoas que ingeriram o caldo de cana continuam internadas. Um turista boliviano, que estava na cidade, morreu com os sintomas da doença. A Vigilância Sanitária do município confirmou o caso, mas o governo estadual, até a conclusão desta edição, ainda não havia computado.
Os hospitais não informaram quantos pacientes os procuraram para fazer o procedimento.


Texto Anterior: Surto no Sul: Brasil alerta vizinhos sobre mal de Chagas
Próximo Texto: Paciente pode ter alta em 14 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.