São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O médico Nelson Proença será nomeado hoje para a Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social

Ex-vereador será o substituto de Ortega

GABRIELA ATHIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

O médico e ex-vereador Nelson Guimarães Proença, 68, é o novo titular da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social de São Paulo (Sads).
Ele será nomeado hoje, às 18h, no Palácio dos Bandeirantes.
Proença, que vai substituir Edsom Ortega, é o terceiro titular da secretaria desde a primeira gestão de Mário Covas. A área social do governo, que inclui a Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), é um dos pontos considerados mais fracos da gestão tucana em São Paulo.
A Febem acaba de ser citada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como órgão que não respeita os direitos humanos.
Já os serviços de assistência social ainda não estão municipalizados na capital, diferentemente do que acontece nas principais cidades do país.
Além de lidar com adolescentes infratores, um problema complexo, a secretaria tem como interlocutor permanente um dos setores mais organizados da sociedade: instituições e conselhos de direitos que atuam na área da infância.
Esses ativistas fazem parte do dia-a-dia da secretaria. São eles que gerenciam a rede de 39 abrigos financiados pelo Estado.
A maioria dessas instituições e conselhos é alinhada com o Partido dos Trabalhadores, da prefeita Marta Suplicy.
O diálogo com esses grupos é fundamental por dois motivos: o início do processo de municipalização da rede de assistência na capital e a própria correlação de forças políticas, envolvendo o setor.
A Folha apurou que um dos motivos da saída de Ortega do governo é justamente a dificuldade que ele tinha de manter um diálogo com esse segmento.
"Espero (com a saída do Ortega) que o governo tenha compreendido o nível de organização da sociedade civil e abra o diálogo", diz Joselito Lopes Martins, representante da Pontifícia Universidade Católica no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Como Proença foi vereador pelo PPS em parte da sua última legislatura (1997 a 2000), a expectativa é que ele tenha bom trânsito com a esquerda, nesse caso representada pelo terceiro setor.
Durante o primeiro mandato (1993 a 1997), ele ficou filiado ao PSDB, tendo sido, inclusive, líder do partido na Câmara.
Proença, hoje sem filiação partidária, acabou se aproximando (pelo menos teoricamente) dos problemas da cidade ao coordenar o programa de governo de Geraldo Alckmin na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Evilásio Farias, secretário de Assistência Social do município, diz que Proença foi um vereador "com grandes serviços prestados" à cidade e que é uma "esperança" na área de assistência social.
Para o padre Júlio Lancellotti, coordenador de três projetos sociais financiados pelo Estado, o mais importante nesse momento é dar voz às instituições que mantêm parcerias com o Estado.
"Temos que retomar o conceito de parceria; as instituições não podem mais ser vistas apenas como executoras de projetos mais baratos", diz Lancellotti.
A vereadora Aldaíza Spozati (PT), autora do Mapa da Exclusão da cidade, afirma que Proença ficou mais conhecido pela sua atuação na área da saúde, e não da assistência social.
"Isso não atesta, de forma alguma, incompetência, mas significa que ele desconhece questões particulares do setor", diz ela.
Flariston Francisco da Silva, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, disse estar "surpreso" com uma indicação política justamente no momento da municipalização, quando serão necessários conhecimento técnico e experiência.
"Agora, como os dois (Farias e Proença) são médicos, talvez isso facilite o diálogo", diz Silva.
A promotora Suely Riviera, que atua na Febem, ressalta que o principal desafio do novo secretário é "costurar" a rede de assistência e melhorar o atendimento para carentes e infratores.
"Se o bom-senso voltar a prevalecer, já é um bom começo", diz Wilson Roberto da Luz, do sindicato dos funcionários.


Texto Anterior: Cidadania: Fundação Orsa completa 7 anos de atividades
Próximo Texto: Pedida liminar contra diretor de unidade da Febem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.