São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporal mata motorista no interior paulista

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS
DA AGÊNCIA FOLHA
DO "AGORA"


Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas durante um temporal que atingiu Capivari (135 km de São Paulo) ontem à tarde.
Segundo a Defesa Civil, ao menos mil casas foram destelhadas pelo vendaval, que atingiu velocidades de 100 km/h a 120 km/h. Um homem morreu depois que uma viga de madeira caiu sobre o carro onde ele estava.
Postes, árvores e outdoors foram arrancados pelo vento. Oito bairros ficaram sem energia por volta das 16h30 e a previsão da prefeitura era de que o serviço seria retomado após as 22h. Parte do muro do cemitério da cidade foi derrubado.
Em Mairiporã (Grande SP), uma árvore caiu sobre um carro, na estrada Santa Inês, e matou uma ocupante do veículo. A outra pessoa que estava no carro também se feriu e foi socorrida. Até o fechamento desta edição, a identidade da vítima e o estado de saúde do sobrevivente eram desconhecidos. Na mesma estrada, outras cinco árvores caíram.
No município de Indaiatuba (102 km de São Paulo) um temporal com rajadas de vento de pelo menos 100 km/h destelhou casas, derrubou árvores e postes e deixou três pessoas levemente feridas ontem à tarde.
A cidade também ficou sem energia elétrica por volta das 16h. Até as 19h, o serviço não havia sido restabelecido.
No bairro Jardim Oliveira Camargo, um dos mais atingidos, uma casa desmoronou parcialmente e uma criança ficou ferida. Um posto de saúde da cidade também foi atingido pelos fortes ventos de ontem.

Destruição no Sul
No Sul, três pontes ficaram totalmente destruídas e outras cinco parcialmente danificadas em Lages (213 km de Florianópolis), após os temporais que deixaram parte dos bairros da cidade alagados na última quinta-feira.
O dado só foi divulgado ontem pela Defesa Civil estadual devido à dificuldade em realizar inspeções na zona rural da cidade.
A cidade catarinense foi uma das dez que decretaram situação de emergência no Estado. A maioria ainda se recupera de temporais de granizo, vendavais e chuvas fortes ocorridas na semana passada.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Lages, Celso Calcanhoto, o prejuízo chega a R$ 1,2 milhão. As obras devem focar pontes, galerias, estradas e bueiros afetados. Cerca de 2.000 residências foram danificadas, mas as famílias já voltaram a suas casas.
Chuvas fortes também atingiram o Paraná, onde duas casas tiveram de ser interditadas com risco de desabamento em Curitiba. Em Apucarana, algumas casas foram destelhadas pelos vendavais.


Texto Anterior: SP tem congestionamento recorde
Próximo Texto: Ambiente: Anulada ordem de SC que liberava corte de árvores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.