São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO

Idéia é estimular participação popular

Governo cria fórum social em área crítica

DA SUCURSAL DO RIO

O governo do Estado do Rio anunciou ontem a criação de fóruns de participação popular nos complexos de favelas do Alemão, da Penha e da Maré (zona norte), que, segundo o coordenador de Desenvolvimento Humano do Estado, Ricardo Henriques, servirão como ouvidorias.
Esses fóruns serão centros de discussão para a definição de políticas públicas para as favelas das regiões, de acordo com a proposta do governo estadual.
O anúncio foi feito após reunião da governadora Benedita da Silva (PT) com 19 presidentes de associações de moradores das favelas dos complexos do Alemão e da Penha, no Palácio Guanabara (Laranjeiras, zona sul do Rio).
Segundo Henriques, haverá uma primeira reunião dos três fóruns no sábado com representantes das associações de moradores, igrejas e ONGs que atuam nas favelas. Participarão também secretários de governo. No sábado serão escolhidas comissões para coordenar os fóruns. Não há periodicidade pré-definida para a realização dos fóruns.
Ontem, o governo do Estado instalou postos de atendimento no quartel do Corpo de Bombeiros da Penha, fornecendo serviços como emissão de documento de identidade e de carteira de trabalho e atendimento médico. Segundo o governo, cerca de 1.200 pessoas foram atendidas.
O atendimento é o segundo desse tipo a ser realizado na região e faz parte do programa Pacto Social pela Paz. O primeiro foi realizado no último sábado.
O governo disse que o programa só será efetivamente implementado em agosto. Ele promete a criação de centros ambientais e de qualificação para o trabalho e, a partir de setembro, a instalação de policiamento comunitário.
Concorrendo à reeleição e realizando um governo que pode ser vitrine ou vidraça para as ambições eleitorais do PT, Benedita tem criado uma agenda otimista, anunciando projetos a serem concluídos nos próximos meses.



Texto Anterior: Transportes: Protesto vira quebradeira em Maceió
Próximo Texto: Panorâmica - Ambiente: Ibama apreende 31 animais com pesquisador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.