São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

BARBARA GANCIA

Lalau já deve estar de "bigodón" e "sombrero"

Não gosto nem de pensar nos argumentos desesperados que a nossa polícia usou para convencer a Interpol a incluir o juiz Nicolau dos Santos Neto na lista dos dez criminosos mais procurados do planeta.
Concordo que o Lalau tem gabarito para figurar em qualquer lista de "10 mais". Não me espantaria se ele já tivesse sido incluído na relação dos dez mais elegantes do Carnaval da Ilha Porchat. Ou na lista que elege as dez pessoas com o gosto mais ordinário do mundo para decorar casas de veraneio.
Mas, vamos e venhamos, cada um no seu lugar. Querer colocar o nosso fugitivo número um no mesmo barco que os chefões do narcotráfico e da Máfia, que terroristas como Abu Nidal e Osama Bin Laden, só pode ser cartada de quem está encurralado ou tentando mascarar a própria incompetência.
O juiz virou pedra no sapato do país e rochedo no calçado do diretor-geral da Polícia Federal, Agílio Monteiro Filho. Mas, daí ao acusado pelo desvio do dinheiro da obra do TRT ter se transformado em um perigosíssimo criminoso, uma espécie de "Lalau, o Chacal", vão léguas.
Tipos como a Georgina do INSS, Sérgio Naya e o "mini me" João Alves, neste país, a gente encontra em cada esquina. Bin Laden, nem tantos. A única diferença entre eles e o Lalau, é que, no momento, o juiz faz a polícia de tonta.
Quer saber? Eu não me espantaria se, a esta altura, o Lalau já tivesse virado tocador de maracas no Suriname, de bigodão e tudo, e agora atendesse pela alcunha de Juan. E quer saber o que mais? Eu aposto um picolé de limão como a Interpol aceitou sem pestanejar o pedido do Brasil, para que o juiz Nicolau fosse incluído na "escala difusão vermelha", a lista dos mais procurados do mundo.
Se, antes mesmo de uma apresentação formal, o pessoal lá fora, na Europa em especial, já vai achando que todo brasileiro é bandido, prostituta ou travesti, o que dirá quando o brazuca vem com péssimas referências da polícia? Se você já viajou com passaporte brasileiro, sabe do que estou falando.
Ontem mesmo recebi o telefonema de uma amiga, reclamando que havia sido retida por mais de duas horas no aeroporto de Genebra. O gendarme depois admitiu tê-la revistado e interrogado com minúcia, só por se tratar de uma brasileira.
Para você ver a quantas anda a nossa reputação.
E olha que o agente suíço ainda nem viu o nosso horário eleitoral na TV!

QUALQUER NOTA

Cada vez mais fácil
Quer dizer que comer chocolate pode ajudar a prevenir cáries? Nesse caso, será que os cientistas não podem apressar as pesquisas e descobrir logo que comer pipoca e pastilha Garoto deitada no sofá pode contribuir para aumentar a longevidade?

Providência urgente
Responda rápido: atolado em problemas como está, você acha que o técnico Wanderley Luxemburgo tem condições de classificar a seleção e levá-la ao ouro em Sydney? Alô, Wandeco! Chama o Romário, coloca a faixa de capitão no braço dele e deixa que ele toma conta do resto.


E-mail - barbara@uol.com.br
www.uol.com.br/barbaragancia/


Próximo Texto: Manaus: Suposto beijo entre alunos causa expulsão
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.