São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO OLIVETTO

Chilenos pedem a Lula liberdade de seqüestrador

Sergio Lima/Folha Imagem
Manifestantes pedem a libertação de presos por seqüestro no Brasil, durante discurso de Lula


LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTIAGO DO CHILE

Um protesto de chilenos pedindo a libertação dos seis seqüestradores do publicitário Washington Olivetto, todos eles chilenos, e cumprindo sentença no Brasil, interrompeu ontem brevemente o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A manifestação foi realizada por dez pessoas que portavam uma faixa com a frase "Liberdade aos presos políticos chilenos reféns no Brasil". Seguranças chilenos reprimiram com força. Puxaram a faixa, arrancando-as das duas pessoas que a seguravam. Reagindo à atitude dos seguranças, uma mulher passou a gritar: "Esta é a democracia no Chile". O grito chamou a atenção das cerca de 2.000 pessoas que estavam no local e foi seguido de vaias.
A solenidade em que houve o protesto ocorreu na Comunidade La Granja, no bairro João Goulart. Foi um encontro de famílias do Programa Chile Solidário, em que foram mostradas iniciativas do governo chileno na área social.
Os programas guardam semelhança com a projetos brasileiros como o Fome Zero e o Bolsa Família, com algumas peculiaridades. As pessoas, de baixa renda, são procuradas pelo governo e recebem monitoramento durante três anos, com empregos, ajuda financeira e oportunidades para a abertura de negócios.
Os nomes dos presos não foram citados, mas se trata do grupo de seis chilenos que seqüestrou o publicitário Washington Olivetto em dezembro de 2001. São Mauricio Norambuena Hernández, William Bezerra, Carina Lopes, Marco Ortega, Alfredo Moreno e Marta Ligia Mejía. Todos foram condenados a 16 anos de prisão.
Em 24 de março, uma facção do MIR (Movimento de Esquerda Revolucionária), do Chile, colocou uma bomba no banheiro do consulado brasileiro em Santiago. Só houve danos materiais. Motivo: protestar contra as prisões.


Texto Anterior: Pauta cheia: Nome de rua, datas e medalhas dominam votações na Câmara
Próximo Texto: Saúde: Vacina provoca reação e lotes são trocados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.