São Paulo, sábado, 25 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Escola suspende as aulas por causa de pombos em Jacareí

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

Uma escola estadual em Jacareí (75 km de SP) suspendeu as aulas para 1.409 alunos em razão de danos causados pela presença de pombos. A interrupção, iniciada na segunda-feira, foi determinada pela direção da instituição de ensino.
Segundo Ricardo Buchaul, diretor do departamento da Vigilância à Saúde, houve a necessidade da retirada das fezes das aves que se acumularam na laje do colégio.
Uma das formas de transmissão de doenças, como por exemplo criptococose e histoplasmose, é a inalação de poeira resultante de fezes secas de pombos contaminadas por fungos.
Em algumas situações, as doenças comprometem o aparelho respiratório e, no caso da criptococose, pode afetar também o sistema nervoso central.
"Orientamos para que fossem feitas imediatamente a limpeza e a desinfecção da laje. Que se criassem obstáculos para o acesso dos pombos a qualquer estrutura interna da escola", disse Buchaul.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado, as aulas devem ser retomadas na segunda-feira.
Buchaul relatou que a presença de pombos em escolas se dá pela disponibilidade de alimentação e abrigo.
"As estruturas arquitetônicas das escolas facilitam a presença de pombos. Na hora que toca o sinal do recreio, os pombos ficam alvoroçados. Eles sabem que vão aparecer farelos, biscoitos."


Texto Anterior: Reino Unido muda procedimento para conceder visto aos brasileiros
Próximo Texto: Acumulada: Mega-Sena pode pagar hoje R$ 40 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.