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TRÂNSITO
Prefeitura entrega hoje pista bairro-centro da obra da Cidade Jardim; pedestre enfrenta calçada precária e risco de travessia
Saída de novo túnel terá estrangulamento
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
A Prefeitura de São Paulo libera
hoje a pista bairro-centro do túnel
da avenida Cidade Jardim, em
mais uma entrega antecipada de
obra às vésperas das eleições.
A inauguração da passagem
subterrânea sob a avenida Brigadeiro Faria Lima será às 11h.
Assim como a da Rebouças, a
previsão era entregá-la em novembro. A pista centro-bairro já
havia sido liberada no dia 7.
Os motoristas que utilizarem a
nova pista bairro-centro deverão
se acostumar a ficar parados dentro do túnel, batizado de Max Feffer. A razão é que os acessos às
avenidas Nove de Julho e Europa
têm obstáculos que tendem a provocar estrangulamentos.
Quem seguir em direção à av.
Europa vai deparar com um semáforo logo na saída da passagem subterrânea. Quem for para
a Nove de Julho vai enfrentar um
estreitamento de pista para acessar a via: as duas faixas são reduzidas para somente uma. O sistema
de ventilação do túnel, segundo a
prefeitura, estará funcionando.
As obras do Max Feffer consumiram R$ 121,8 milhões -47,1%
acima da previsão de R$ 82,8 milhões. A gestão Marta Suplicy
(PT) diz que a elevação de preços
se deve a imprevistos no subterrâneo, e não à antecipação da entrega. A prefeita não pode participar
da inauguração por ser candidata.
Assim como já aconteceu com a
pista centro-bairro, a circulação
não será permitida inicialmente
da 0h às 6h. O limite de velocidade
fixado no túnel é de 50 km/h, mas
ainda será elevado para 60 km/h.
Repetindo os improvisos de outras obras entregues neste mês pela prefeitura, como a passagem
subterrânea da Rebouças e a nova
Radial Leste, a liberação ao tráfego se dará antes que as condições
do entorno estejam adequadas.
Pedestres foram deixados em
segundo plano, em situações que
comprometem a segurança do
trânsito. Um semáforo para travessia que havia sido colocado na
saída da ponte Cidade Jardim
-próximo à rua Brig. Haroldo
Veloso- já não existe mais.
Durante dez minutos, a Folha
presenciou 28 pedestres atravessando esse trecho ontem entre os
carros. "Eu sei que é perigoso,
mas eu perderia uns cinco minutos para ir até a outra esquina",
disse Alcinéia Alves Amorim, 48.
O secretário de Projetos Especiais, Valdemir Garreta, diz que
será construída uma passarela lá
em novembro -dois meses depois da inauguração do túnel.
As condições das calçadas ao
longo da Cidade Jardim também
estão precárias, já que foram quebradas e ainda serão reformadas.
Para Garreta, "a urbanização não
tem a ver com a obra do túnel".
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