São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2004

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TRÂNSITO

Prefeitura entrega hoje pista bairro-centro da obra da Cidade Jardim; pedestre enfrenta calçada precária e risco de travessia

Saída de novo túnel terá estrangulamento

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo libera hoje a pista bairro-centro do túnel da avenida Cidade Jardim, em mais uma entrega antecipada de obra às vésperas das eleições.
A inauguração da passagem subterrânea sob a avenida Brigadeiro Faria Lima será às 11h.
Assim como a da Rebouças, a previsão era entregá-la em novembro. A pista centro-bairro já havia sido liberada no dia 7.
Os motoristas que utilizarem a nova pista bairro-centro deverão se acostumar a ficar parados dentro do túnel, batizado de Max Feffer. A razão é que os acessos às avenidas Nove de Julho e Europa têm obstáculos que tendem a provocar estrangulamentos.
Quem seguir em direção à av. Europa vai deparar com um semáforo logo na saída da passagem subterrânea. Quem for para a Nove de Julho vai enfrentar um estreitamento de pista para acessar a via: as duas faixas são reduzidas para somente uma. O sistema de ventilação do túnel, segundo a prefeitura, estará funcionando.
As obras do Max Feffer consumiram R$ 121,8 milhões -47,1% acima da previsão de R$ 82,8 milhões. A gestão Marta Suplicy (PT) diz que a elevação de preços se deve a imprevistos no subterrâneo, e não à antecipação da entrega. A prefeita não pode participar da inauguração por ser candidata.
Assim como já aconteceu com a pista centro-bairro, a circulação não será permitida inicialmente da 0h às 6h. O limite de velocidade fixado no túnel é de 50 km/h, mas ainda será elevado para 60 km/h.
Repetindo os improvisos de outras obras entregues neste mês pela prefeitura, como a passagem subterrânea da Rebouças e a nova Radial Leste, a liberação ao tráfego se dará antes que as condições do entorno estejam adequadas.
Pedestres foram deixados em segundo plano, em situações que comprometem a segurança do trânsito. Um semáforo para travessia que havia sido colocado na saída da ponte Cidade Jardim -próximo à rua Brig. Haroldo Veloso- já não existe mais.
Durante dez minutos, a Folha presenciou 28 pedestres atravessando esse trecho ontem entre os carros. "Eu sei que é perigoso, mas eu perderia uns cinco minutos para ir até a outra esquina", disse Alcinéia Alves Amorim, 48.
O secretário de Projetos Especiais, Valdemir Garreta, diz que será construída uma passarela lá em novembro -dois meses depois da inauguração do túnel.
As condições das calçadas ao longo da Cidade Jardim também estão precárias, já que foram quebradas e ainda serão reformadas. Para Garreta, "a urbanização não tem a ver com a obra do túnel".


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