São Paulo, terça-feira, 25 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restringir locais de manifestações é saída apontada para minimizar transtornos

DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas ouvidos pela Folha divergem sobre as maneiras, mas são unânimes em dizer que algo precisa ser feito para minimizar os transtornos causados pelas manifestações nas ruas de São Paulo, principalmente na avenida Paulista.
Para o professor Álvaro de Aquino e Silva Gullo, sociólogo da USP, cabe ao Poder Público não deixar que os indivíduos, em nome do direito de liberdade de expressão, firam o direito dos outros de ir e vir. Uma das formas seria, na opinião dele, indicar locais de eventos.
"Quando o indivíduo vê que a ação dele não é limitada, ele vai aumentando. Alguém precisa pôr o freio. Precisa dizer: vai até aqui. Quer fazer uma manifestação legítima? Ótimo. Usa o vão livre do Masp, sem entrar na avenida, num parque público, no Campo de Marte. Por que precisa ser no meio da avenida?", questiona ele.
O professor da USP e especialista em transporte, Jaime Waisman, também acredita que restrições dos locais possam ser uma solução para minimizar a questão.
"A prefeitura tem que tomar providências para tentar minimizar essas interferências, mas dentro da lei. A manifestação tem que ser permitida, só que precisa ser deslocada para locais que interfiram menos no cotidiano das pessoas."
Na opinião do presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, restringir manifestações a locais específicos, como sugere Gullo e Waisman, pode esbarrar em impedimentos legais. A saída, a seu ver, pode ser proibir a realização de eventos em avenidas e ruas específicas.
"Aí é proibição expressa. Não é dizer onde pode, é dizer onde não pode", afirmou ele.
Para o presidente da ABPTRAN (Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito), Julyver Modesto de Araújo, não existe uma solução mágica e a curto prazo. A mais simples, porém, seria a administração pública se reunir com mais freqüência com os representantes das entidades.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.