São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

LITORAL DE SP

Cenário vira aldeia de índios tupi-guarani
Uma tribo precisa de terras, rios, floresta e animais de caça para viver. Um grupo de 32 índios tupi-guarani encontrou todos esses elementos em um cenário de cinema. A aldeia Renascer, que fica em Ubatuba (litoral norte de São Paulo), foi fundada no local em que foi filmado "Hans Staden", produção que conta a história de um navegador alemão que, no século 16, escapou de ser devorado por uma tribo de tupinambás canibais.
Entre 1986 e 1987, o governo de São Paulo estudou e delimitou áreas indígenas em todo o Estado, reconhecendo assim as aldeias Boa Vista, também em Ubatuba, e a do Rio Silveira, em São Sebastião.
Antonio da Silva Awá, 48, cacique da Renascer, participou das filmagens na aldeia cenográfica. Ele foi chamado por um grupo de índios para liderar uma associação indígena com o objetivo de "melhorar de vida". "Nos juntamos, mas não tínhamos terras. Lembrei do lugar onde participei do filme. Chegamos, estava cheio de mato e resolvemos ficar." (FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE)


Texto Anterior: PM fez resgate pelo telhado
Próximo Texto: Ambiente: SP define modelo para reflorestamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.